
Lula, Fernando Collor e Renan Filho lideram as intenções de votos para os cargos de presidente, governador e senador, respectivamente, segundo os eleitores alagoanos ouvidos pela empresa Result - Estratégia e Mídia Ltda. A pesquisa mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está à frente na preferência dos eleitores, mas a vantagem sobre o atual presidente Jair Bolsonaro ainda é pequena. Lula aparece com 46,6% das intenções de voto contra 32,6% de Bolsonaro. Ciro Gomes tem o apoio de 3,7%, André Janones, 4% e Simone Tebet 1%.
Na pesquisa espontânea (sem apontar nomes), os eleitores garantem a Lula 44,3% contra 30,8% para Bolsonaro. Ciro pontua 3,1%, Janones, 2% e Simone Tebe,t 1%.
Para assumir o Governo de Alagoas, a pesquisa mostra que em todos os cenários Fernando Collor de Mello está à frente com pequena vantagem sobre os demais candidatos. Na pesquisa direcionada (quando aparece nomes dos candidatos), Collor pontua 24,4%; Paulo Dantas 20,8%; Rodrigo Cunha, 14,5%; Rui Palmeira, 13,3%. Votos brancos/nulos somam 12,8% e eleitores que não sabem ou não responderam ao quesito, 14,5%.
Na pesquisa espontânea, Collor aparece com 17,9% das intenções de votos e Paulo Dantas 15,7%. Rodrigo Cunha tem 11,1% e Rui Palmeira, 7,4%. Foram mencionados pelos eleitores André Silva (1%) e Davi Davino (1%). Brancos e nulos somaram 7,3% e não sabe/não respondeu, 39,7%.
Apesar de aparecer à frente da preferência do eleitorado, Fernando Collor é, também, o candidato com maior percentual de rejeição, segundo a pesquisa. No total, 30,1% daqueles que responderam o questionário afirmaram que não votariam no ex-presidente de maneira nenhuma. Paulo Dantas tem a rejeição de 15,9% dos participantes da pesquisa, Rodrigo Cunha, 10,1% e Rui Palmeira, 15,9%.
A pesquisa mostra que para um eventual 2º turno o candidato Paulo Dantas aparece como favorito contra Collor com uma pequena margem de vantagem: 34% contra 33,7%. O mesmo ocorre entre Dantas e Cunha: 29,5% contra 28,8%; e Rui Palmeira: 34,4% contra 22%.
Definido
O único cenário político que aparece definido, segundo as respostas dos eleitores, é na disputa pela vaga ao Senado. Na pesquisa direcionada, Renan Filho aparece isolado na frente com 40,8% da preferência do eleitor, seguido por Davi Davino, 19,1%; Mário Agra, 1,8% e Ronaldo Lessa, 10,5%. Ronaldo Lessa, porém, recebeu o maior percentual de votos de rejeição (22,4%) entre os candidatos.
A pesquisa da empresa Result, ouviu 1.067 eleitores entre 20 a 26 deste mês em todas as regiões de Alagoas com 3% de margem de erro. O trabalho foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o nº AL-05579/2022. O índice de confiança da pesquisa é de 95%.