Alagoas, 26 de maio de 2022 23º min 26º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
ALERTA!

TRE de Alagoas esclarece mensagem fake sobre anulação de votos

Tamara Albuquerque com TRE/AL

11/05/2022 10h10

Tribunal Regional Eleitoral em Alagoas
DivulgaçãoTribunal Regional Eleitoral em Alagoas

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) fez um alerta à sociedade nesta semana. Segundo o órgão,  está circulando nos aplicativos uma mensagem dizendo que, se o eleitor for anulando voto por voto, escolhendo somente o candidato a presidente, terá todos os seus votos cancelados, inclusive o de presidente, por ser um “voto parcial”. 

O TRE afirma que esta mensagem não é verdadeira. "O voto não é invalidado se o eleitor votar em um só cargo e optar por nulo ou branco nos demais, pois ele é contabilizado individualmente".

A mensagem fake também avisa que essa "desinformação" partiu diretamente de um treinamento de mesários da Justiça Eleitoral, sendo que nenhum treinamento ocorreu em 2022.

"Na verdade, essa desinformação é a mesma que circulou em 2018 e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclareceu, à época, tratar-se de desinformação".

O TRE lembra que o voto em branco ocorre quando o eleitor escolhe a opção da tecla específica de cor branca e confirma na urna eletrônica. Já o voto nulo ocorre quando o eleitor digita um número que não corresponde a nenhum candidato ou partido político oficialmente inscrito. Votos brancos e nulos são inválidos e computados apenas para fins estatísticos.

Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade