Alagoas, 16 de janeiro de 2021 24º min 29º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
ATENÇÃO

Prazo para justificar ausência no 1° turno das eleições acaba amanhã

Bruno Fernandes com agências

13/01/2021 12h12

Eleição é considerada o dia da Democracia
Agência BrasilEleição é considerada o dia da Democracia

O eleitor que não votou no 1º turno das eleições municipais de 2020, realizado no dia 15 de novembro, tem até a amanhã, 14, para justificar a ausência no pleito. A justificativa pode ser feita pelo aplicativo e-Título ou pelo site da Justiça Eleitoral.

Devido à pandemia de covid-19, os cartórios eleitorais estão sem expediente presencial e, por isso, não haverá justificativa de forma presencial, de acordo com Rosane Xavier, membro da comissão de mesários do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES).

O prazo vale apenas para justificativa de ausência no 1º turno daqueles que têm entre 18 e 70 anos. Quem vota em municípios onde houve segundo turno, e também não votou nessa segunda etapa, deve apresentar justificativas para cada uma das ausências, separadamente.

As justificativas referentes ao 2º turno podem ser apresentadas até o dia 28 de janeiro.

Justificar pelo e-título

Uma das formas mais rápidas e seguras de justificar a ausência na votação é pelo aplicativo e-Título. Desenvolvida pela Justiça Eleitoral, a plataforma funciona como uma versão digital do título de eleitor e possibilita que a justificativa seja feita sem que o eleitor precise sair de casa.

O download da ferramenta é gratuito e pode ser feito pela Apple Store, para celulares com sistema IOS, ou pela Play Store, para aparelhos Android.

O app vai pedir o cadastramento de informações como CPF e nome da mãe. Depois, é só conferir as informações, clicar em "Mais Opções" e, em seguida, "Justificativa de ausência".

Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade