Alagoas, 28 de janeiro de 2021 24º min 28º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
ELEIÇÕES 2020

JHC é eleito prefeito de Maceió com 58,64% dos votos válidos

Candidato deixará a Câmara Federal em 2021 para assumir mandato de quatro anos como gestor da capital alagoana

Tamara Albuquerque

29/11/2020 19h07 - Atualizado em 29/11/2020 19h07

JHC foi eleito neste domingo pelos maceioenses
AssessoriaJHC foi eleito neste domingo pelos maceioenses

O candidato João Henrique Caldas (PSB) será o novo prefeito de Maceió a partir de 2021. Ele recebeu a maioria dos votos válidos neste 2º turno das eleições, vencendo o ex-procurador-geral de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB).

Com o encerramento da apuração, JHC contabilizou 222.147 votos ou 58,64% dos votos válidos contra 156.704 votos direcionados ao candidato opositor. O número de abstenções chegou a 164.739 votos ou 27,81%. A diferença de votos entre JHC e Alfredo Gaspar foi de 65.443, correspondente a 19,28%. Segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Maceió registrou 12.706 votos em branco e 36.092 nulos.

JHC é advogado, tem 33 anos de idade e ficou conhecido na esfera política como campeão de votos. Ocupou uma cadeira na Assembleia Legislativa de Alagoas (2011-2014) de onde seguiu eleito para a Câmara Federal em 2014. O deputado federal foi reeleito para o mandato 2019-2023, sendo o candidato mais bem votado no País, proporcionalmente.

O prefeito eleito neste domingo pelos maceioenses é vice-presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados e presidente da Frente Parlamentar Mista de Economia e Cidadania Digital. Seu vice na coligação que compôs a candidatura é o ex-governador Ronaldo Lessa.

Durante sabatina realizada pelo Jornal EXTRA ALAGOAS em parceria com o Programa Cidadania, da Rádio Web Cidadania, JHC falou que troca o Poder Legislativo para o Executivo para efetivamente mudar a vida da população de Maceió que “não aguenta o abandono”.

“Não podemos deixar Maceió sem projetos, temos pessoas gabaritadas, mas é preciso criar conselho de desenvolvimento urbano para discutir o futuro da cidade”, disse.

Ao vencer as eleições municipais 2020, JHC abre vaga para seu suplente na Câmara, Pedro Vilela. Pedro é neto e sobrinho de políticos. Seu tio, Teotonio Vilela Filho, governou Alagoas. Seu avô, Teotônio, era senador, dono de usina, neto e bisneto de senhores de engenho.

Propostas

O prefeito eleito de Maceió publicou, como determina o Tribunal Superior Eleitora (TSE), o programa de governo a ser executado por quatro anos. O documento, que deve ser acompanhado por todos os eleitores, contém propostas como “lutar pela redução da vulnerabilidade social, da pobreza, da exclusão e da desigualdade social”; promover a “melhoria da qualidade e do acesso aos serviços de saúde e de educação” e promover a eficiência e qualidade nos serviços de transporte público, gerando bem-estar e mobilidade”.

Além disso, JHC promete “assegurar a total transparência dos gastos públicos, incentivando o controle social dos investimentos e a eficiência das compras públicas”. O programa de governo pode ser acessado no portal DivulgaCand.

Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade