Alagoas, 25 de novembro de 2020 24º min 28º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
ELEIÇÕES 2020

Erro na gravação de resultados nas urnas atrasa contagem de votos em Alagoas

Ministro e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso confirmou ataque

Bruno Fernandes

15/11/2020 18h06 - Atualizado em 15/11/2020 19h07

Ataque foi realizado em servidores da corte
Brasil 61Ataque foi realizado em servidores da corte

Um erro nas mídias de gravação de urnas em várias seções de Alagoas resultou no atraso na apuração da votação das eleições municipais deste domingo, 15. Apesar do problema, o erro não vai comprometer o resultado final.

Em entrevista ao EXTRA, o juiz Pedro Ivens, da Segunda Zona Eleitoral, informou que devido ao erro, o resultado dessas urnas só poderão ser recuperados no fórum eleitoral, deixando o horário do início da apuração em aberto.

"No momento em que os mesários encerraram e foram transferir a contagem dos votos para a mídia de gravação, as mesmas apresentaram um erro e devido a isso as urnas só podem ser abertas no TRE para que esses dados sejam computados diretamente no sistema", informou.

"O erro não compromete em absoluto o resultado da eleição, tanto que o boletim dessas urnas, o papelzinho com a contagem dos votos está sendo impresso normalmente, o único problema é na transferência dos desses dados para a mídia de gravação que é enviada ao TRE", finalizou.

Ataque ao TSE

Além desse erro na gravação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi alvo de uma tentativa de ataque hacker ao seu sistema neste domingo, 15, confirmou o ministro e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso.

Segundo ele, houve uma tentativa de múltiplos acessos pela internet, com o objetivo de tirar o site do ar. O portal ficou sem funcionar durante alguns minutos após às 17 horas, mas a conexão com o banco de dados da corte foi restabelecida logo em seguida.

Devido a lentidão do sistema de contagem de votos do TSE, responsável por compilar o número de votos do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, a apuração dos votos ainda não iniciou em nenhum município de Alagoas de forma oficial.

Pelas informações disponíveis até agora, foi uma tentativa de derrubar o sistema por meio de vários acessos simultâneos, e não de sequestrar dados do sistema da Corte. O setor de tecnologia do TSE está apurando ainda o que ocorreu.

Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade