IMUNIZAÇÃO

Quase 360 mil alagoanos não tomaram segunda dose da vacina contra a covid

Maioria dos faltosos possuem entre 18 e 29 anos, segundo dados do MS
Por Bruno Fernandes 18/07/2022 - 13:26

ACESSIBILIDADE

Assessoria
Vacina contra covid-19
Vacina contra covid-19

Cerca de 359 mil alagoanos aptos a receber a 2ª dose da vacina contra a covid-19 não completaram o esquema vacinal, segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 18, pelo Ministério da Saúde.

Os dados revelados pela pasta mostram ainda que a maioria dos faltosos, cerca de 91 mil, possuem entre 18 e 29 anos e não compareceram nos postos de vacinação para a 2ª dose.

Vale lembrar que a maioria das vacinas utilizadas contra a covid-19 usa duas doses para a imunização, como a CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer. A única exceção, até o momento, é o imunizante desenvolvido pela Johnson&Johnson, que utiliza apenas uma dose.

A segunda dose é importante pois a eficácia prometida pelas empresas foi determinada a partir dos testes realizados com duas aplicações. Além de aumentar a proteção, a segunda dose assim como as de reforço ajudam a prolongar essa proteção.

O Ministério da Saúde ressalta que, mesmo fora do prazo, é preciso completar a imunização para obter uma boa resposta imune. A vacina não protege só quem se vacina, ela cria uma barreira na comunidade, diminuindo as possibilidades de alguém se infectar.

Quem só tomou uma dose da vacina corre mais risco de se infectar, em comparação com pessoas que completam o esquema vacinal. Com mais vírus circulando, cresce a chance de surgir novas variantes e crescimento no número de casos.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato