AUMENTO NAS INTERNAÇÕES

Governadores tentam prorrogar credenciamento de leitos para covid-19

Por Tamara Albuquerque com Agências 23/01/2022 - 11:34
Atualização: 23/01/2022 - 11:54

ACESSIBILIDADE

Agência Brasil
UTIs para pacientes com covid-19 estão perto do limite de colapso em alguns estados
UTIs para pacientes com covid-19 estão perto do limite de colapso em alguns estados

O Fórum Nacional de Governadores iniciou tratativas com o Ministérios da Saúde para prorrogar o credenciamento de leitos especializados para pacientes com covid-19. O contrato atual em razão da pandemia se encerra no próximo dia 31. A prorrogação tem como argumento a nova onda da doença e as internações decorrentes da variante Ômicron.

A negociação é encabeçada pelo governador do Piauí e presidente do Fórum de Governadores, Wellington Dias. Pelo lado do governo federal, quem está à frente das conversas são ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira e secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz.

Os governadores tentam prorrogar a validade do contrato até o final de fevereiro. Em nota, o Ministério da Saúde informou que estuda a prorrogação de custeio para 14.254 mil leitos de UTI Covid-19 Adulto e Pediátrico por mais 30 dias para todo o país.

Em dezembro do ano passado, o Ministério da Saúde definiu a conversão de 6,5 mil leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) covid-19 em leitos convencionais, aumentando a oferta aos demais pacientes que necessitam de outros cuidados intensivos. Naquela ocasião, o país vivia uma queda expressiva no número de casos e internações pela doença, causando uma baixa ocupação desses leitos para pacientes com covid-19. O cenário atual é oposto. A variante Ômicron já provoca a superlotação dos hospitais.

Publicidade

Continua após a publicidade




Encontrou algum erro? Entre em contato