COVID-19

Alagoas é o estado do Nordeste com a menor taxa de transmissão

Por Adja Alvorável / Estagiária sob supervisão 01/12/2021 - 19:23
Atualização: 01/12/2021 - 20:42

ACESSIBILIDADE

Carla Cleto
Uso da máscara segue sendo necessário
Uso da máscara segue sendo necessário

Alagoas é o estado do Nordeste com a menor taxa de transmissibilidade (Rt) do novo coronavírus, com 0,81. O dado foi divulgado pela plataforma Covid-19 Analytics, desenvolvida em conjunto pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), de São Paulo. A nível nacional, a taxa Rt alagoana é a terceira menor, ficando atrás do Distrito Federal (0,76) e do Paraná (0,8).

Há uma semana, em 23 de novembro, o estado tinha a segunda menor taxa da região, com 0,92. 

Segundo explicado pelo superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Herbert Charles Barros, quando a taxa é igual a 1, significa que 100 pessoas infectam outras 100 pessoas. A taxa de 0,92 quer dizer que 100 pessoas infectam outras 92. Portanto, o ideal é que esse valor se mantenha abaixo de 1 para a contenção do surto.

No início da pandemia em 2020, o estado chegou a registrar taxa de 3,47, o que significa que 100 pessoas infectadas transmitiam o vírus para outras 347 pessoas.

Hebert alertou que a sazonalidade do vírus é resultado de uma combinação de fatores, envolvendo temperatura e umidade, que representam as condições de sobrevivência dos patógenos no ar e nas superfícies. Desse modo, algumas doenças podem ter sua taxa de transmissibilidade maior a depender da época do ano. “Como nos próximos meses, a Taxa Rt pode aumentar por conta da sazonalidade do vírus, a população deve se atentar ainda mais às medidas preventivas, principalmente diante da nova variante que já chegou ao Brasil”, esclarece.

Segundo o superintendente, a taxa de transmissão do vírus depende do cumprimento dos protocolos sanitários, como o uso de máscara e o distanciamento social. Para que a taxa de transmissão do vírus continue abaixo de 1, é preciso que a população permaneça atenta aos cuidados no combate à covid-19, inclusive para evitar a proliferação de novas variantes.

Assim, seguem sendo essenciais cuidados como usar máscara ao sair de casa respeitar o distanciamento social, higienizar as mãos com frequência e procurar atendimento médico se tiver febre, tosse e/ou dificuldade para respirar.



Encontrou algum erro? Entre em contato