PANDEMIA

Maceió desativa pontos de vacinação contra a covid-19

Imunizantes serão ofertados à população em unidades de saúde e em alguns locais fixos da periferia
Por Tamara Albuquerque 29/11/2021 - 19:38

ACESSIBILIDADE

Secom/Maceió
População deve ficar atenta aos novos locais de vacinação contra a covid-19
População deve ficar atenta aos novos locais de vacinação contra a covid-19

A Prefeitura de Maceió anunciou agora à noite que vai desativar os pontos de vacinação da covid-19, que passa a ser realizada em 20 unidades de saúde da capital e para atender à demanda espontânea, sem agendamento. A medida começa a ser implantada nesta quarta-feira,1º de dezembro, mas chega num momento em que o governo do estado faz apelo para que à população busque tomar a vacina como medida de prevenção ao coronavírus, especialmente com o surgimento da nova variante Ômicron, que já circula em alguns países. 

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió argumenta que o desmonte dos pontos de vacinação é uma decisão prevista na campanha, já que mais de 80% da população adulta está totalmente imunizada e quase 90% tomou ao menos uma dose de vacina.

A partir de quarta-feira a vacinação contra a covid-19 ocorre de segunda a sexta, das 9h às 21h, nas unidades de saúde Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra), Durval Cortez (Prado), Pitanguinha, Antônio de Pádua (Petrópolis), José Tenório (Serraria), Hamilton Falcão (Benedito Bentes), Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes) e Maria Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica).

Além dessas unidades, será possível tomar a vacina no período das 9h às 16h, nas unidades II Centro de Saúde (Praça da Maravilha, Poço), Roland Simon (Vergel), Unidade Docente Assistencial Cesmac (Farol), José Guedes de Farias (Conjunto Medeiros Neto, Santa Amélia), Cláudio Medeiros (Rio Novo), São Jorge, Paulo Leal (Feitosa), Aliomar Lins (Benedito Bentes), Arthur Ramos (Henrique Equelman), Pimentel Amorim (Salvador Lyra), Marlene Lanverly (Santa Lúcia) e UDA Unit (Cruz das Almas).


Fim dos drives thrus

Os drives thrus  que funcionam nos estacionamentos do Jaraguá e Justiça Federal (Serraria) e os pontos do Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho) e Shopping Pátio (Cidade Universitária) só funcionam até amanhã (30). 

Por enquanto, a secretaria manterá a vacinação nos pontos instalado no Maceió Shopping (Mangabeiras), que funcionará de segunda a sábado com horário estendido das 9h às 21h, além dos pontos do Terminal de Ônibus do Osman Loureiro (Clima Bom), Papódromo (Vergel) e Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), que funcionarão de segunda a sábado das 9h às 16h.

“Desde o início da campanha, já tínhamos planejado que ao atingir 60% de segunda dose, reduziríamos a quantidade de pontos fixos devido ao alto custo de manutenção. Por determinação do prefeito JHC, aguardamos chegar aos 80%" confirma o coordenador do Gabinete Integrado de Enfrentamento à Covid-19, Claydson Moura.

Atualmente a vacina contra o coronavírus está sendo ofertada em Maceió para pessoas a partir dos 12 anos. Além disso, a 2ª dose está disponível para quem já completou oito semanas da 1ª dose.

Já a 3ª dose está à disposição para quem completou a imunização com as duas doses - de Astrazeneca, Coronavac ou Pfizer - há cinco meses. As pessoas imunossuprimidas podem tomar a dose de reforço 28 dias após a segunda dose.


Encontrou algum erro? Entre em contato