RECOMENDAÇÃO DO MINISTÉRIO

Maceió inicia redução do intervalo entre as duas doses da aplicação da AstraZeneca

Novo prazo para aplicação entre as doses passou de 12 para oito semanas
Por Bruno Fernandes 21/10/2021 - 15:25
Atualização: 21/10/2021 - 15:33

ACESSIBILIDADE

ROB ENGELAAR / EFE - EPA
Vacina de Oxford/AstraZeneca
Vacina de Oxford/AstraZeneca

A orientação do Ministério da Saúde que reduz o intervalo para a aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca em Maceió, começou a valer nesta quinta-feira, 21. O novo prazo agora é de 8 semanas.

Antes da recomendação, apenas a vacina da Pfizer tinha intervalo de oito semanas entre as duas doses. A AstraZeneca vinha sendo aplicada com intervalo de 12 semanas entre as duas doses, mas agora o prazo foi igualado ao da Pfizer.

Vale ressaltar que a baixa disponibilidade de estoques da vacina AstraZeneca levou gestores a utilizarem o imunizante da Pfizer para aplicar a segunda dose.

Chamada de mix de vacinas ou intercambialidade, a decisão é apontada como eficiente para prevenir casos graves e mortes, mas causou problemas burocráticos diante de um impasse do Ministério da Saúde.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 103,7 milhões de brasileiros foram imunizados com duas doses ou com vacina de dose única, enquanto 150,7 milhões tomaram ao menos a primeira dose.

Quem precisa tomar a segunda dose da vacina contra Covid pode procurar um dos 8 pontos fixos de vacinação ou agendar a aplicação em uma das 20 unidades de saúde em que a vacina está disponível através do site agendavacina.maceio.al.gov.br.

Publicidade

Continua após a publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato