FIOCRUZ

Alagoas se mantém fora da zona de alerta em ocupação de leitos de UTI

Por Redação 17/10/2021 - 09:08
Atualização: 17/10/2021 - 09:31

ACESSIBILIDADE

Sesau
Leitos de UTI para covid-19
Leitos de UTI para covid-19

As taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no SUS mantêm-se em patamares baixos em praticamente todo o país. De acordo com o último Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz, divulgado na sexta-feira, 17, Alagoas é um dos 25 estados que estão fora da zona de alerta em ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com uma taxa hoje de 30%.

Entre os estados, segundo a Fiocruz, o estado do Espírito Santo é o único permanece na zona de alerta intermediário, mas a taxa caiu de 75% para 65%. Também ressalta a situação do Distrito Federal, que se mantém na zona de alerta crítico, com taxa ainda mais elevada (na última semana era 83% e passou a 89%), embora parte do aumento no indicador possa ser explicado pela retirada de leitos. Adicionalmente, observou-se uma elevação expressiva do indicador no Ceará (32% para 48%).

Foram registradas reduções nos leitos de UTI Covid-19 para adultos no SUS em Rondônia, Amazonas, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Além disso, leitos que já não vinham sendo contabilizados no Maranhão voltaram a ser contabilizados, explicando parcialmente a queda do indicador no estado de 32% para 14%.

Entre as capitais, Brasília (89%) permanece na zona de alerta crítico, e Vitória (63%) e Porto Alegre (63%) na zona de alerta intermediário. Porto Velho e a cidade do Rio de Janeiro deixam a zona de alerta, valendo destacar que, na última, isto ocorre pela primeira vez desde que os pesquisadores do Boletim começaram começamos a monitorar o indicador, em julho de 2021.

Publicidade

Continua após a publicidade




Encontrou algum erro? Entre em contato