CORONAVÍRUS

Maceió vacina contra Covid-19 neste feriado católico

Por Tamara Albuquerque com Ascom/Maceió 11/10/2021 - 19:01

ACESSIBILIDADE

Ascom/Maceió
Prefeitura administra exclusivamente a vacina da Pfizer em adolescentes
Prefeitura administra exclusivamente a vacina da Pfizer em adolescentes

Os pontos de vacinação estarão abertos nesta terça-feira 912) feriado católico de Nossa Senhora Aparecida. Haverá vacinação de primeira dose para adolescentes a partir de 12 anos e remanescentes de outros públicos. Os adolescentes entre 12 e 17 anos, recebem exclusivamente a vacina da Pfizer, único imunizante autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para este público. A imunização também inclui a 2ª dose para adultos e a dose de reforço para idosos, imunossuprimidos e trabalhadores da Saúde.

O horário será estendido das 9h às 21h nos shoppings Maceió e Pátio e nos drive-thrus de Jaraguá e Serraria. Os outros quatro pontos, Papódromo, Ginásio Arivaldo Maia, Terminal do Osman Loureiro e Praça Padre Cícero, o funcionamento é das 9h às 16h.

O intervalo entre a primeira e a segunda doses é de 28 dias para a Coronavac, oito semanas (56 dias) entre a primeira e a segunda doses da Pfizer e antecipação de dez dias da Astrazeneca.

Para se vacinar com a primeira dose, é necessário apresentar certidão de nascimento ou documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia). Para a segunda dose, basta apresentar o documento de identificação com foto e o cartão de vacinação. 

Para se vacinar com a dose de reforço, pessoas idosas devem apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência (não precisa cópia) e o cartão de vacinação com as informações da etapa anterior. Pessoas imunocomprometidas devem apresentar, além do documento de identificação e do comprovante de residência, um dos citados abaixo:

– Prescrição médica com justificativa;

– Exames específicos que estabeleçam o diagnóstico;

– Relatório médico;

– Receitas para terapêutica específica de condições descritas;

– Guia de Encaminhamento específico.

Imunossuprimidos que devem tomar a terceira dose:

I – Imunodeficiência primária grave.

II – Quimioterapia para câncer.

III – Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras.

IV – Pessoas vivendo com HIV/AIDS.

V – Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.

VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune (vide tabela 1).

VII – Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias.

VIII – Pacientes em hemodiálise.

IX – Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas

Profissionais de saúde precisam comprovar, além de documento com foto, CPF e o cartão de vacina, documento comprobatório da condição de Trabalhador da Saúde, conforme listado aqui. Vale ressaltar ainda que, para esse grupo, é fundamental levar uma cópia do comprovante de residência e do comprovante de vínculo profissional, pois uma via do documento será retida pelas equipes.



Encontrou algum erro? Entre em contato