RELATÓRIO DA FIOCRUZ

Alagoas continua fora da zona de alerta para ocupação de leitos para covid-19

Apenas duas unidades da federação estão na zona de alerta intermediária
Por Bruno Fernandes 23/09/2021 - 14:51
Atualização: 23/09/2021 - 18:31

ACESSIBILIDADE

Sesau
Leitos de UTI para covid-19
Leitos de UTI para covid-19

Alagoas se manteve fora da zona de alerta para ocupação de UTIs públicas em função do coronavírus, revelou nesta quinta-feira, 23, a edição extra do Boletim Observatório Covid-19 elaborado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

De acordo com o documento, o Estado está com 29% de ocupação de leitos para pacientes adultos com quadros mais graves. Apenas outras duas unidades da Federação estão na zona de alerta intermediária: Espirito Santo (65%) e Distrito Federal (66%).

Para a FioCruz, o quadro relativo às taxas de ocupação de leitos de UTI sinaliza o arrefecimento da carga colocada pela Covid-19 sobre o SUS. Na capital, Maceió, a quantidade de leitos ocupados chega a 37%.

"Expectativas negativas frente à circulação da variante Delta parecem não se cumprir, o que se explica pela vacinação, que, mesmo não tendo ainda atingido os índices desejáveis, tem avançado de forma capilarizada, combinada ao elevado contingente de casos de Covid-19 na população", explica.

Apesar deste episódio, os valores computados de outros indicadores da pandemia, empregados pelo Observatório Covid-19 da Fiocruz, mostram que se mantêm em queda os indicadores relacionados à transmissão, como a positividade de testes, a incidência de SRAG, a mortalidade e a ocupação de leitos de UTI.

O estudo ressalta ainda que o real impacto da doença foi subestimado, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, porque o volume de casos deveria ter sido computado em semanas anteriores e medidas de flexibilização foram adotadas sem respaldo estatístico.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato