Alagoas, 18 de junho de 2021 24º min 26º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
SEM FLEXIBILIZAÇÃO

Governo renova decreto e mantém restrições para frear transmissão do coronavírus

Tamara Albuquerque com Assessoria

10/06/2021 18h06 - Atualizado em 10/06/2021 18h06

Renan Filho renova decreto atual com restrições para funcionamento de setores econômicos e atividades sociais
Agência AlagoasRenan Filho renova decreto atual com restrições para funcionamento de setores econômicos e atividades sociais

O governador Renan filho anunciou no início desta noite a renovação por mais 15 dias do decreto (nº 74.511) que está em vigor com as restrições no funcionamento de setores econômicos e atividades sociais. A medida era esperada em função do aumento, ocorrido nas últimas semanas, no número de casos e de óbitos por covid-19.

“Renovei, sem alteração, por 15 dias, o decreto relativo ao Plano de Distanciamento Social Controlado. A taxa de ocupação de leitos e o número de óbitos seguem altos e balizaram a decisão”, publicou Renan Filho, que também alertou à população: “Evitem aglomerações, usem máscaras. Vacine-se quando chegar sua vez. Proteja sua vida!”.

No início da semana, o secretário da Saúde, Alexandre Ayres,  comentou nas redes sociais que não havia espaço para flexibilizações de regras, enquanto a pandemia não registrasse recuo no estado. Alagoas totaliza 200.870 casos de coronavírus com 4.943 óbitos desde o ano passado.

A taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para Covid-19 permanece acima dos 92% há vários dias. Em paralelo, crescem também as taxas de óbito e transmissão. "Os esforços e os investimentos promovidos pelo Estado ao longo de mais de um ano de pandemia têm contribuído decisivamente para a preservação de vidas. Alagoas apresenta uma das menores taxas de óbitos por 100 mil habitantes do país. E no outro destaque nacional, o estado é um dos que mais aplicou na população as vacinas recebidas. A chegada das vacinas fortaleceu o enfrentamento ao vírus, mas o apelo à população persiste: higienizar as mãos com frequência, utilizar máscara ao sair de casa e cumprir com rigor os protocolos de distanciamento social. O papel do cidadão é fundamental na luta contra o vírus".

Normas em vigor:

- Segue vedado o acesso, a circulação e utilização das praias, marinas, rios e lagoas, inclusive os calçadões, no sábado, domingo e feriados, para qualquer tipo de atividade comercial ou social, bem como atividades físicas.

- No comércio, as lojas do Centro funcionam das 9h às 17h, de terça a sexta-feira, e permanecem fechadas a segundas-feiras, além de fins de semana e feriados. A restrição é a mesma para as lojas de rua e galerias, mas com horário de funcionamento diferenciado: 10h às 18h. Já a abertura dos shopping centers fica vedada também às terças-feiras, além de fins de semana e feriados, com horário de funcionamento entre 11h e 20h.

- No caso dos bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres, a abertura aos sábados e domingos pode ocorrer apenas por serviços de entrega, inclusive por aplicativo, e na modalidade “Pegue e Leve”, sendo expressamente proibido o consumo local, tanto de bebidas quanto de comidas. Entre segundas e sextas, o funcionamento normal segue liberado das 5h às 20h.- Academias, clubes e centros de ginásticas continuam a abrir as portas entre segunda e sexta, das 5h às 20h, mas com funcionamento proibido aos domingos e feriados.

- Restrição de horário de circulação das pessoas nas ruas e logradouros públicos das 21h às 5h.- Teatros, museus, parques temáticos e cinemas permanecem fechados.

Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade