SPUTNIK V

Reunião entre Renan Filho e Fundo Russo para compra de vacinas é adiada

Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou importação com várias condicionantes
Por Bruno Fernandes 07/06/2021 - 13:24

ACESSIBILIDADE

Reuters
Vacina russa Sputnik V
Vacina russa Sputnik V

A reunião por videoconferência, com governadores dispostos a adquirir a Sputnik V e o Fundo Soberano Russo foi adiada para esta terça-feira, 8, segundo informou o próprio governador Renan Filho (MDB), Renan Filho nesta segunda-feira, 7.

“O estado se dispôs a comprar as doses. A Anvisa aprovou exigindo que a gente utilize somente, neste primeiro momento, vacina para 1% da população. Nós teríamos uma reunião hoje, mas foi transferida pelo Fundo Russo para amanhã em virtude de que eles estão em deslocamento hoje de São Petersburgo, na Rússia, para Moscou”, afirmou Renan Filho.

Na última sexta-feira, 5, A Agência Nacional de Vigilância Sanitária com várias condicionantes, a importação excepcional e temporária de doses da vacina indiana Covaxin, feita pelo Ministério da Saúde, e da russa Sputnik V.

Grávidas, pessoas com doenças crônicas não controladas, pessoas com HIV e com histórico de anafilaxia pós-vacinação não devem tomar a vacina.

“A Anvisa aprovou a vacina [Sputnik V] com algumas condicionantes que devem ser cumpridas pelo estado, pelo Fundo Soberano Russo, pelos laboratórios que desenvolveram a vacina na Rússia e pelos governos estaduais, no que concerne a vacinação. Então nós estamos articulando isso pra que essa vacina chegue. Eles têm condições de oferecer 10 milhões de doses já em junho, o que ajudaria muito na vacinação do nosso povo e do país inteiro”, complementou Renan Filho.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato