OBSERVATÓRIO DA UFAL

Pandemia segue sem controle em Alagoas, aponta Observartório da Ufal

Boletim registrou taxas altas de contágio e redução no número de óbitos
Por Bruno Fernandes 10/05/2021 - 13:17

ACESSIBILIDADE

Agência Brasil
Equipe assiste paciente com covid-19 em leito de UTI
Equipe assiste paciente com covid-19 em leito de UTI

A pandemia continua em descontrole em Alagoas, segundo apontam os indicadores do boletim do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para Enfrentamento da Covid-19,  divulgado nesta segunda-feira, 10.

De acordo com os dados, durante a 18ª Semana Epidemiológica (SE) de 2021, isto é, entre os dias 03 e 09 de maio as regiões com o maior número de casos de coronavírus nesta semana foram Arapiraca (185 por 100 mil habitantes), a 1ª Região Sanitária, na Grande Maceió (178) e a capital, especificamente (170).

Para o relatório, embora os números continuem altos, eles representam redução na incidência de casos, algo que não foi possível identificar em nove das 12 regiões analisadas pelo Observatório Alagoano de Políticas Públicas de Combate à Covid-19, que apresentaram aumento na incidência de casos da doença.

Além das demais regiões sanitários, os casos suspeitos no estado também tiveram um aumento. Com 11.845 casos em análise no final da semana. Em relação à semana anterior, o número corresponde a um aumento de aproximadamente 18%.

"Por outro lado, a proporção de resultados positivos entre os testes RT-PCR registrou o menor índice das últimas semanas, ainda que em um nível muito alto quando comparado com períodos de controle da transmissão. Dos 4.406 exames realizados na 18ª SE, 1.755 apresentaram resultados positivos para COVID-19, o que representa 40%", diz o Observatório.

O número de óbitos foi um dos únicos indicadores que apresentaram redução significativa nesta semana: 124 mortes, 14% a menos do que na semana anterior. As maiores incidências foram na 1ª Região Sanitária (6,2), Arapiraca (6) e na 8ª Região Sanitária (5,7), que compreende parte dos municípios do Agreste e Sertão.

Embora tenha havido queda na quantidade de novos óbitos, as taxas de novos casos e ocupação de leitos continuam altas. Até a tarde desta segunda-feira, 715 dos 1416 leitos criados para pacientes com covid-19 estavam ocupados.

Publicidade

Continua após a publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato