IMUNIZAÇÃO

Maceió e mais 16 municípios de Alagoas suspendem aplicação da 2ª dose da CoronaVac

Cosems diz que 85 municípios estão com aprazamento de 28 dias vencidos ou a vencer
Por Bruno Fernandes com assessoria 06/05/2021 - 13:56
Atualização: 06/05/2021 - 14:04

ACESSIBILIDADE

Secom/Maceió
Idoso recebe vacina contra o coronavírus em Maceió
Idoso recebe vacina contra o coronavírus em Maceió

Dados do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) revelaram que Maceió e outros 16 municípios de Alagoas estão com a aplicação da 2ª dose da vacina CoronaVac suspensa nesta quinta-feira, 6, por falta de repasse dos imunizantes do Ministério da Saúde.

A previsão é que os municípios sejam contemplados a partir de sábado, 8, data prevista para a chegada de mais doses do Ministério da Saúde. Após o desembarque, os imunizantes serão distribuídos pelo governo estadual.

Segundo o Conselho, 85 municípios estão com aprazamento de 28 dias vencidos ou a vencer. A quantidade de doses recebida do MS até agora contempla apenas 1/3 das necessidades das doses que os municípios precisam para contemplar os esquemas da segunda dose.

“Vale ressaltar que os 17 municípios que não receberam ainda têm aprazamento de 28 dias a vencer entre até o dia 10 de maio”, destacou o presidente do Cosems/AL, Rodrigo Buarque.

Buarque acrescentou que atualmente a carência para que os alagoanos fechem o esquema vacinal com a segunda dose é de 29.220 doses, já que a necessidade até o começo de abril era de 35.220 doses e na última sexta-feira recebemos 6 mil.

De acordo com ele, a população que não recebeu ainda a segunda dose não precisa se preocupar porque elas estão sendo liberadas pelo MS e sendo distribuídas, seguindo critério de aprazamento da primeira dose tomada e que não haverá prejuízo quanto à imunização, uma vez que há respaldo da própria bula da vacina.

Em nota, a Prefeitura de Maceió disse que não haverá vacinação hoje. A Secretaria Municipal de Saúde esclareceu que aguarda o repasse do saldo necessário para retomar a vacinação da segunda dose.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), informou que está aguardando o envio de nova remessa do imunizante CoronaVac por parte do Ministério da Saúde (MS), para dar continuidade à distribuição das vacinas junto aos municípios alagoanos, mas não estabeleceu prazo.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato