EM SÃO PAULO

Alagoano passa por primeiro transplante de pulmão bem-sucedido no país após covid

Procedimento ocorreu no Hospital Albert Einstein em fevereiro
Por Redação 01/05/2021 - 15:21
Atualização: 03/05/2021 - 06:02

ACESSIBILIDADE

Arquivo pessoal
O empresário alagoano José Hipólito Correia Costa
O empresário alagoano José Hipólito Correia Costa

O empresário alagoano José Hipólito Correia Costa, 61, recebeu há três meses um transplante de pulmão inédito no país que lhe devolveu a vida. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, ele teve o órgão destruído pela covid-19 com uma fibrose irreversível.

José Hipólito, de Arapiraca, espera ter alta na próxima semana, após completar quase sete meses de internação hospitalar. Dos sete meses que passou internado, 88 dias foram ligado à Ecmo (Membrana de Oxigenação Extracorpórea), uma espécie de pulmão artificial que oxigena o sangue fora do corpo, substituindo temporariamente o órgão.

Quem teve o mesmo problema de saúde foi o ex-secretário de Saúde de Alagoas e ex-prefeito de Penedo, Alexandre Toledo, que morreu por complicações da covid-19, na madrugada do dia 30 de março dois dias após completar 65 anos de idade.

O político que marcou sua trajetória no PSDB e PSB estava internado, em São Paulo, havia dois meses, para tratamento da doença e faleceu com pulmão artificial à espera do transplante.

O elevado comprometimento dos pulmões levou Toledo a ser intubado no dia 16 de fevereiro, como tentativa de tornar mais eficaz o tratamento da doença que já ameaçava sua vida, com a baixa oxigenação.

O transplante de José Hipólito, no entanto, foi feito no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e é o segundo realizado com paciente que teve Covid na instituição. O primeiro doente, porém, não sobreviveu.

A cirurgia demorou dez horas e envolveu sete profissionais e a situação inusual de ter um paciente conectado a duas Ecmos simultâneas: aquela à qual ele já estava ligado antes e outra usada durante o transplante.

Publicidade

Continua após a publicidade


Mantenha-se muito bem informado com as notícias mais importantes do dia de graça direto no Telegram.
Encontrou algum erro? Entre em contato