CORONAVAC

Secretário estadual diz que vacinação da 2° dose está mantida em Maceió

Anúncio da suspensão gerou mal-estar e cobranças entre secretários da Pasta
Por Tamara Albuquerque 22/04/2021 - 07:45
Atualização: 22/04/2021 - 08:21

ACESSIBILIDADE

Agência Alagoas
Alexandre Ayres anunciou que vacinação da 2° dose da Coronavc está mantida
Alexandre Ayres anunciou que vacinação da 2° dose da Coronavc está mantida

A suspensão da 2° dose da vacinação realizada com a Coronavac, anunciada ontem à tarde pela Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, pegou a população de surpresa, gerando revolta, insegurança e receio de que a vacina tomada na 1° dose perca seus efeitos contra o coronavírus. Além disso, causou mal-estar entre os secretários municipal e estadual da Pasta.

Segundo a secretaria de Maceió,  o atraso do Ministério da Saúde no repasse dos imunizantes teria levado à suspensão. No final da noite, porém, o secretário estadual da pasta, Alexandre Ayres, anunciou em sua rede social que o problema havia sido resolvido e garantiu que as vacinas Coronavac estariam à disposição da população de Maceió nesta quinta-feira (22) para as 2° doses.

"Recebi a orientação para que buscássemos uma solução conjunta que garantisse as doses para nossos idosos e conseguimos!!! A nossa prioridade é a saúde da nossa gente e amanhã tem vacinação, sim!", informou Ayres. 

O secretário não esclareceu, no entanto, como o governo conseguiu contornar o problema da falta de vacinas Coronavac. A segunda dose da vacina deve começar a ser aplicada hoje para fechar o ciclo de vacinação em quem tomou o imunizante há 21 dias. Em relação à vacina Astrazeneca, o município de Maceió anunciou que estão garantidas em todos os pontos de vacinação, conforme data estipulada no cartão de vacina.

Maceió precisa de um total de 26.000 doses para aplicar a 2ª dose da vacina Coronavac, mas, em nota divulgada pelo município, o secretário Alexandre Ayres teria dito dispor apenas de 1.500 doses.

A Prefeitura de Maceió informou que cobraria do governo transparência e planejamento para garantir a previsibilidade para a execução do Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19 e lembrou que, se o município é responsável pela aplicação da vacina, o Estado é o guardião das vacinas enviadas pelo Governo Federal.

"Compete ao Estado repassar os imunizantes aos municípios, o que não ocorreu no caso de Maceió em relação à segunda dose da CoronaVac até a noite desta quarta-feira (21), comprometendo o andamento da vacinação e o trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura de Maceió", divulgou a Prefeitura.



Encontrou algum erro? Entre em contato