ALAGOAS

Comorbidade mais presente em vítimas fatais da covid-19 é a diabetes

Por Tâmara Albuquerque 17/04/2021 - 17:03

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Vacinação para pessoas com comorbidades acontece em Alagoas a partir do domingo
Vacinação para pessoas com comorbidades acontece em Alagoas a partir do domingo

A vacinação contra o coronavírus em pessoas com comorbidades será iniciada neste domingo no estado e por faixa etária, começando pelos que têm 59 anos. Estão definidas como prioridades as pessoas com diagnóstico de diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial em diferentes condições, doenças cardiovasculares, doenças cerebrovasculares, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, síndrome de Down e cirrose hepática.

Apesar de todas as comorbidades serem prioritárias, as pessoas com diabetes são a maioria dos registros de óbito no estado. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), das 3.944 vítimas fatais com covid-19 notificadas até este sábado (17), 1.584 delas tinham diabetes. O segundo maior registro de pacientes que não resistiram à covid-19 é de pessoas com hipertensão arterial resistente.

Segundo a nota técnica com critérios de vacinação, divulgada ontem pela Sesau, esse tipo de paciente apresenta pressão arterial (PA) acima das metas recomendadas com o uso de 3 ou mais anti-hipertensivos de
diferentes classes, em doses máximas preconizadas e toleradas, administradas com frequência e comprovada adesão ou pressão arterial (PA) controlada em uso de 4 ou mais fármacos anti-hipertensivos. O número de óbitos em pessoas com o problema chegou a 1.244. 

As cardiopatias são a terceira comorbidade mais frequente nas pessoas que foram a óbito por covid-19 no estado, com o registro de 872 mortes. A obesidade pode ter agravado o quadro da doença em 261 vítimas fatais da covid-19, segundo o boletim.

Nesta nova etapa serão vacinados, também, todos os pacientes renais, adultos com Síndrome de Down. As vacinas destinadas ao público de 59 anos com comorbidades serão da AstraZeneca. Ou seja, após tomar a primeira dose, a segunda dose do imunizante será aplicada no período de três meses.



Encontrou algum erro? Entre em contato