COVID-19

Hidroxicloroquina provoca aumento da mortalidade, confirma estudo

Por Redação com agências 16/04/2021 - 15:29

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Comprimidos de hidroxicloroquina
Comprimidos de hidroxicloroquina

A hidroxicloroquina e a cloroquina, medicamentos que compõem o chamado “kit Covid”, usado na prevenção ou tratamento para quadros de infecção por covid-19 sem comprovação científica, são responsáveis pelo aumento da mortalidade aponta análise internacional de estudos publicada nesta quinta-feira, 15, na "Nature"

Com base nos estudos randomizados disponíveis, não houve, também, benefício do uso da cloroquina para tratamento da covid-19. Justamente por isso, a recomendação final do artigo é: “Os profissionais médicos em todo o mundo são incentivados a informar os pacientes sobre essas evidências”, diz.

Para a hidroxicloroquina, a evidência é dominada pelo estudo “Recovery”, que não indicou benefício na mortalidade para pacientes tratados com covid-19, juntamente com hospitalização mais longa e maior risco de progressão para ventilação mecânica invasiva e/ou morte. Da mesma forma, o estudo “Who Solidarity” não indicou nenhum benefício na redução da mortalidade.

“Este artigo oferece o resumo mais abrangente sobre HCQ e mortalidade em COVID-19 até o momento. Planejamos realizar uma atualização quando evidências adicionais substanciais estiverem disponíveis”, conclui o estudo.

Publicidade

Continua após a publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato