FLEXIBILIZAÇÃO

Renan mantém fase vermelha mas abre bares e restaurantes

Por Tâmara Albuquerque 05/04/2021 - 19:12
Atualização: 05/04/2021 - 19:25

ACESSIBILIDADE

Agência Alagoas
Renan Filho aprova nova flexibilização no distanciamento social
Renan Filho aprova nova flexibilização no distanciamento social

Alagoas permanecerá na fase vermelha de distanciamento social controlado, como foi definido no último decreto publicado pelo governador Renan Filho, em março, em decorrência da aceleração da transmissão do coronavírus nesta 2° onda da pandemia. Entretanto, em entrevista realizada nesta noite, o governador anunciou a abertura de bares e restaurantes até às 16 horas durante a semana (de segunda a sexta-feira), sem a venda de bebidas alcóolicas. Também ficou determinado que aos finais de semana o setor permanece fechado. A mudança já ocorre a partir desta terça-feira (6).

O toque de recolher a partir das 21 horas continua em vigor. Na fase vermelha, o decreto foi flexibilizado para vários setores. O transporte intermunicipal de passageiros foi permitido com 30% de sua capacidade e o acesso a praias, rios e lagoas durante os finais de semana está proibido. O acesso ao calçadão da orla e banhos de mar permanecem proibidos aos finais de semana, mas as atividades ao ar livre está liberada durante a semana.

O funcionamento de academias de ginástica se mantém limitado a 30% do público e está proibida para pessoas com mais de 60 anos de idade ou que apresentem comorbidades. As igrejas poderão funcionar, mas, com apenas 30% do público e os salões de beleza deverão atender com agendamento e capacidade reduzida.

Na fase vermelha menos rigorosa, estabelecimentos funcionam com alteração nos horários. Para as lojas do Centro, a abertura e funcionamento será das 9h às 17h, com fechamento obrigatório aos sábados, domingos e segundas-feiras. As lojas de rua e galerias funcionarão das 10h às 18h, menos nos finais de semana. Shoppings estarão abertos das 11h às 20h, com fechamentos aos sábados, domingos e terças-feiras. As praças de alimentação dos shopping seguirão as mesmas regras de bares e restaurantes.

Alagoas ainda mantém os indicadores apontando a gravidade da infecção pelo vírus da Covid-19, doença que já levou a óbito 3.665 pessoas, em números atualizados nesta segunda-feira (5).

O boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) mostra que nesta segunda-feira foi registrado o menor número de novos casos confirmados de coronavírus das duas últimas semanas, um total de 283, mas o número de vítimas fatais continua elevado: 22 óbitos. Além disso, a taxa de ocupação dos leitos de UTI para pacientes graves da covid-19 permanece alta. Hoje, a taxa apontou 89% desses leitos ocupados. O quadro de Maceió é mais grave, com 90% de ocupação das vagas de UTI.


Encontrou algum erro? Entre em contato