POR 14 DIAS

Alagoas amanhece na fase vermelha de restrição social e comercial

Medida é tentativa de frear a transmissão do coronavírus e reduzir internamentos
Por Arthur Fontes / estagiário sob supervisão 19/03/2021 - 07:12

ACESSIBILIDADE

Agência Brasil
Alagoas funciona de forma restrita com atividades do comércio e lazer
Alagoas funciona de forma restrita com atividades do comércio e lazer

Entrou em vigor nesta sexta-feira, 18, o decreto do governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), que indica o retorno de todos os municípios do estado para a Fase Vermelha do distanciamento social planejado  a mais restritiva no enfrentamento à pandemia de covid-19. Além de novos horários de funcionamento do setor comercial, o decreto com vigência de 14 dias determinou o toque de recolher, com restrição de horário para a circulação de pessoas em todo o estado das 21h às 05h. Podem ir às ruas apenas pessoas que estiverem a destino de realizar atividades essenciais para a família e trabalho.

Neste período, ficam interditados: bares e restaurante com atendimento presencial, podendo funcionar em delivery e no sistema pegue e leve; acesso a praias, rios e lagoas, inclusive os calçadões, nos sábados e domingos, para qualquer tipo de atividade comercial ou social, bem como atividades físicas.

O funcionamento de academias de ginástica fica limitado a 30% do público, mas a prática esportiva deve ser agendada e será vedada para pessoas com mais de 60 anos de idade ou com comorbidade. As igrejas poderão funcionar com a capacidade reduzida: apenas 30% do total. Salões de beleza e barbearias deverão atender exclusivamente a partir de agendamento e com capacidade reduzida para 50%.

Por outro lado, os serviços que estão autorizados a funcionar normalmente são: os órgãos de imprensa e meios de comunicação e telecomunicação em geral; serviço de call center; os estabelecimentos médicos e odontológicos, hospitalares, psicólogos, e as óticas; distribuidoras e revendedoras de água e gás; distribuidores de energia elétrica; serviços de telecomunicações; segurança privada; postos de combustíveis; funerárias; estabelecimentos bancários e lotéricas.

Lavanderias, clínicas veterinárias, padarias, papelarias, também estarão funcionando na fase vermelha. Enquanto ao transporte intermunicipal permanece circulando em Alagoas, mas com redução de 70% no número de passageiros enquanto o estado permanecer na fase vermelha.

No caso do comércio, os estabelecimentos seguem com permissão para funcionar, mas com alteração nos horários. Para as lojas localizadas no Centro, o funcionamento será das 9h às 17h, com fechamento obrigatório aos sábados, domingos e segundas-feiras.


Encontrou algum erro? Entre em contato