MACEIÓ

Santa Casa fecha atendimento de emergência para casos de covid-19

Por Tamara Albuquerque 03/03/2021 - 15:36
Atualização: 04/03/2021 - 08:45

ACESSIBILIDADE

Reprodução TV Gazeta
Santa Casa de Misericórdia de Maceió
Santa Casa de Misericórdia de Maceió

A Santa Casa de Misericórdia de Maceió decidiu fechar, hoje, o setor de emergência 24 horas para pessoas com sintomas da covid-19. O motivo é o esgotamento da capacidade de internação de pacientes, inclusive os que apresentam quadros graves e necessitam da UTI do hospital. 

Segundo o hospital, os leitos destinados a pacientes com covid-19 estão ocupados com 54 pessoas em isolamento, entre as quais 13 estão em leitos de UTI. No tratamento intensivo, o boletim do hospital aponta nove pacientes intubados.

Já a rede pública de saúde registra situação de alerta, com ocupação de 70% dos leitos de UTI no estado. Nesta quarta-feira (3) mais 12 pessoas morreram em decorrência da covid-19 em Alagoas.

Logo cedo, a direção de outro hospital privado, o Memorial Arthur Ramos, informou indisponibilidade de leitos para covid-19, uma ocupação de 100%. Neste caso, a direção publicou nota oficial e comunicou que recursos disponíveis são suficientes apenas para garantir assistência aos pacientes já internados.

Hospital Veredas

Já o Hospital Veredas divulgou nota para confirmar que está atendendo pacientes acometidos de Covid-19 associados a Convênios (Planos de Saúde) ou Particulares. Segundo a nota, os pacientes com a Covid-19 do SUS não estão sendo acolhidos no hospital porque a unidade ainda não teve leitos habilitados - até este momento e para este fim - pelas autoridades da Saúde. O mesmo aconteceu no primeiro ano da pandemia, em 2020.

"Estamos aguardando a habilitação dos leitos para pacientes da Covid-19 do SUS de maneira a promover, no mais breve espaço de tempo, o acolhimento, tratamento e cura desses pacientes do SUS como em 2020. Este processo é obrigatório e necessário para respeitarmos, sobretudo, a legislação vigente e demais normas que regulam e ordenam estes procedimentos, especialmente e muito importante registrar, numa situação absolutamente extraordinária e diferenciada que vivemos nesta pandemia mundial do Coronavirus com resultados, diga-se!, que impactam uma sociedade com poucas, ou raras, referências anteriores", informou.


Encontrou algum erro? Entre em contato