CORONAVÍRUS

Alagoas só tem um município no consórcio que vai comprar vacinas

Por Tamara Albuquerque com assessoria 03/03/2021 - 14:33

ACESSIBILIDADE

Divulgação
São Sebastião é único município alagoano a entrar para consórcio
São Sebastião é único município alagoano a entrar para consórcio

Com exceção da Prefeitura de São Sebastião, município que tem uma população de pouco mais de 34 mil habitantes, nenhum outro prefeito em Alagoas mostrou interesse ou se manifestou a favor de participar do consórcio para compra de vacinas contra o coronavirus. No país, 649 prefeituras estão inscritas nessa associação, segundo a Frente Nacional de Prefeitos (FNP). 

A iniciativa de formação do consórcio é nova e foi lançada na segunda-feira (1º) em uma reunião com cerca de 300 prefeitos. As administrações municipais podem assinar o termo de intenção do consórcio até sexta-feira (5). A previsão é que a associação seja efetivamente instalada até o dia 22 de março. 

Deve ser elaborado um modelo de projeto de lei para ser enviado às câmaras municipais para que as cidades participem das compras. São Sebastião é administrado pelo prefeito José Pacheco Filho.

Segundo a Frente as prefeituras consorciadas poderão comprar as vacinas caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, não seja capaz de suprir toda a demanda. 

“O consórcio não é para comprar imediatamente, mas para termos segurança jurídica no caso de o PNI não dar conta de suprir toda a população. Nesse caso, os prefeitos já teriam alternativa para isso”, explicou o presidente da FNP, Jonas Donizette, durante a reunião de lançamento da iniciativa.

Estão sendo avaliadas formas de financiar a aquisição dos imunizantes. Há três possibilidades principais: recursos do governo federal; financiamento por organismos internacionais e doações de investidores privados brasileiros.


Encontrou algum erro? Entre em contato