CORONAVÍRUS

Distribuição das vacinas para municípios alagoanos começa nesta sexta-feira

Por Tamara Albuquerque 25/02/2021 - 16:37

ACESSIBILIDADE

Agência Alagoas
Alagoas recebeu pouco mais de 27,4 mil doses de vacinas contra o coronavírus
Alagoas recebeu pouco mais de 27,4 mil doses de vacinas contra o coronavírus

Os municípios de Alagoas vão receber da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), nesta sexta-feira, os dois tipos de vacinas contra o coronavírus enviadas pelo governo federal. A distribuição é feita pela Sesau e vai permitir que a ampliação da faixa etária idosa que será imunizada, além de dar continuidade à vacinação dos profissionais da saúde.

Alagoas recebeu pouco mais de 37.400 doses de vacinas, sendo 24 mil doses da AstraZeneca/Fiocruz e 13.400 da CoronaVac (Sinovac/Butantan). Todas as vacinas estão armazenadas nas Centrais Estaduais de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, localizadas em Maceió e em Arapiraca. 

As Secretarias Municipais de Saúde devem entrar em contato com o Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL) e fazer o agendamento para a retirada dos imunizantes e dos insumos. Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, esse novo cenário de mais vacinas irá garantir a expansão da faixa etária do atual público alvo que, atualmente, são os idosos, além de aumentar o número de profissionais de saúde imunizados.

“A vacinação é de responsabilidade das secretarias municipais e, por isso, cada município deverá seguir o calendário e o cronograma elaborado pela Sesau junto ao PNI/AL, respeitando essa nova faixa etária para os idosos”, destacou.

A nova remessa de doses de vacina do Butantan, a CoronaVac corresponde à entrega de duas doses. Com isso, os municípios devem fazer a reserva do imunizante para aplicação da segunda dose, conforme o prazo recomendado de duas a quatro semanas. Já a vacina da AstraZeneca corresponde à entrega da primeira dose. O ministério informou que a segunda dose será distribuída em outro momento, já que o imunizante permite um prazo maior para realizar a outra aplicação. 



Encontrou algum erro? Entre em contato