SAÚDE

Arapiraquense com lúpus está há meses sem receber medicação para o tratamento

Por Redação 25/02/2021 - 14:55

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Medicação é distribuída em Arapiraca pelo Componente Especializado em Assistência Farmacêutica, CEAF
Medicação é distribuída em Arapiraca pelo Componente Especializado em Assistência Farmacêutica, CEAF

Devido a pandemia, milhões de pessoas enfrentam a crise econômica, estados e municípios estão vendo seus sistemas de saúde colapsarem. Além das doenças causadas pelo novo coronavírus, as outras precisam de atenção do sistema público de saúde. É o caso de alguns arapiraquenses com lúpus, que não recebem há meses a medicação necessária para o tratamento.

Os usuários precisam das medicações cloroquina e azatioprina, porém não recebem desde novembro de 2020. O remédio é distribuído em Arapiraca pelo Componente Especializado em Assistência Farmacêutica, CEAF, com responsabilidade do governo do estado.

Lúcia Santos, 47 anos, é uma das usuárias do CEAF, e está em tratamento de lúpus há oito anos. “Tá uma agonia, em novembro, dezembro, janeiro e fevereiro não recebemos a medicação devida, que é a cloroquina e azatioprina, que é o Estado que fornece. Tá difícil não só pra mim, mas pra todos que dependem dessa medicação”, contou.

Segunda ela, para conseguir comprar os remédios tem que contar com a ajuda de amigos. O custo da medicação mensal é de R$ 200,00, além de exames, protetor solar e uma dieta balanceada. 

Ainda de acordo com Lúcia, a informação repassada para ela no CEAF é de que por conta da covid-19, e das divulgações de que a cloroquina servia no tratamento, mesmo sem comprovação científica, o medicamento ficou escasso e a secretaria de saúde encontra dificuldade em adquirir o remédio. 

De acordo com a Sesau, “a hidroxicloroquina foi adquirida e o Estado está aguardando o medicamento chegar em Alagoas, em um prazo de 15 a 20 dias. Em relação à azatioprina está sendo finalizado o pregão nos próximos dias, e o medicamento deve chegar nos próximos 30 dias”.


Encontrou algum erro? Entre em contato