COVID-19

Central de Triagem de Maceió amplia diagnóstico com testes RT-PCR

Por Tamara Albuquerque com assessoria 24/02/2021 - 16:49
Atualização: 24/02/2021 - 17:10

ACESSIBILIDADE

Agência Alagoas
Profissional realiza teste RT-PCR em paciente com sintomas gripais
Profissional realiza teste RT-PCR em paciente com sintomas gripais

A Central de Triagem de Maceió, instalada no Ginásio do Sesi, no bairro do Trapiche, está garantindo à população a testagem para o novo coronavírus por meio RT-PCR, considerado o exame mais preciso para diagnóstico da infecção pelo vírus. 

A testagem com o RT-PCR foi iniciada no dia 18 de janeiro e já foram realizados em 1.877 pessoas, com 1.120 resultados positivos para Covid-19 e 757 testes negativos para o novo coronavírus. Na última terça-feira (23), passaram pelo RT-PCR 125 pessoas, e foram 105 pacientes positivos e apenas 20 testes negativos. A central é um termômetro da realidade do estado em relação à pandemia. 

O paciente positivo para o novo coronavírus sai da Central de Triagem medicado e com medicamentos para continuidade do tratamento, segundo informa a diretora da unidade, Maryana Costa.

A Central de Triagem continua realizando os testes rápidos para detecção ou descarte da Covid-19 em pacientes que estejam apresentando sintomas gripais. É recomendável, segundo a diretora da unidade, procurar atendimento para o teste rápido a partir do oitavo dia após o início dos sintomas. O paciente recebe o resultado em vinte minutos, segundo a diretora.

Em relação aos testes rápidos, em janeiro deste ano, foram contabilizados mais de nove mil atendimentos na Central de Triagem de Maceió, com mais de 6.300 testagens rápidas feitas, com 409 casos positivos para Covid-19. E fevereiro, até esta semana, mais de 4.700 atendimentos, com mais de 2.100 testes rápidos realizados e 85 casos positivos para doença.


Encontrou algum erro? Entre em contato