ALAGOAS

Coronavírus já infectou 3.021 crianças e fez 14 vítimas fatais no estado

Leitos de UTI pediátrica para covid-19 estão com taxa de ocupação de 70%
Por Tamara Albuquerque 26/01/2021 - 17:08
Atualização: 26/01/2021 - 18:08

ACESSIBILIDADE

Internet/Reprodução
Criança internada com covid-19 recebendo tratamento
Criança internada com covid-19 recebendo tratamento

A Covid-19 faz vítimas fatais em todas as faixas etárias, o que significa que o risco de agravamento do estado de saúde de quem foi infectado pelo novo coronavírus não exclui nenhuma idade, apesar da prevalência entre idosos. Em Alagoas 14 crianças de zero a 10 anos de idade morreram em decorrência da Covid-19 desde o início da pandemia. Sete meninas e sete meninos, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) desta terça-feira, 26, não resistiram à doença.

Nos poucos leitos de UTI pediátrica para covid-19 na rede pública, no total de 10, estão internados sete crianças (70%) em situação grave. São pacientes do Hospital da Mulher, em Maceió, residentes na capital e interior. O boletim também confirma a infecção por coronavírus em 3.021 crianças com zero a 10 anos de idade no estado. 

Após um ano de pandemia no mundo, o posicionamento médico e científico sobre a relação entre a Covid-19 e o público infantil continua o mesmo: crianças são menos suscetíveis ao coronavírus e apresentavam quadros mais leves quando contaminadas. No Brasil, segundo estatísticas, as crianças não passam nem de 2% do total de internações. Entretanto, ainda que os números tranquilizem, os pais não devem relaxar nas medidas de proteção com as crianças.

Pelo menos 10% dos pacientes infantis que apresentam complicações e podem precisar de internação ou até mesmo ir à UTI, a maioria tem menos de 1 ano ou apresenta comorbidades, como diabetes ou obesidade. 

Nesta terça-feira, o boletim epidemiológico da Sesau informa que Alagoas tem o registro de 115.383 mil casos confirmados de coronavírus na população em geral e 2.701 óbitos.


Encontrou algum erro? Entre em contato