BÚSSOLA COVID-19

App alagoano fornece informações sobre medidas sanitárias

Por Assessoria 22/01/2021 - 09:29

ACESSIBILIDADE


A vacinação contra a covid-19, que já está em vigor no Brasil, trouxe esperança e otimismo para o cenário de pandemia que vivemos. Contudo, o processo de vacinação deve ser longo e dividido em várias etapas. Sendo assim, os protocolos de segurança sanitária, tão amplamente divulgados nos últimos meses, continuarão sendo indispensáveis. 

Para auxiliar a população brasileira, pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas e do Instituto Federal de Alagoas desenvolveram o Bússola Covid-19. Um aplicativo para dispositivos móveis que funciona de maneira colaborativa e disponibiliza gratuitamente informações sobre como os estabelecimentos estão agindo em relação às medidas preventivas contra o novo coronavírus.

Segundo um dos idealizadores do aplicativo, o professor do curso de Sistema de Informação da UFAL Penedo, Dalgoberto Miquilino, além de verificar as informações compartilhadas por outros usuários, o cidadão também pode inserir suas próprias notificações para informar a respeito dos locais onde passar em tempo real. 

“O sistema utiliza gameficação, clusterização e cadastro de reações, onde o usuário pode registrar, por exemplo, se o estabelecimento comercial tem horário especial de atendimento para grupos de risco; qual o nível de aglomeração do local naquele momento e informações sobre uso de máscaras”, destaca o professor Dagolberto.

Para as pessoas que decidem interagir com a plataforma, compartilhando reações e alertas com todos os usuários, é importante ressaltar que os dados informados ficam em anonimato, garantindo assim o sigilo das informações compartilhadas pelo aplicativo Bússola Covid-19. 

Outro serviço importante fornecido pelo aplicativo é o mapa de risco, que monitora os casos notificados próximos aos usuários e mostra melhores trajetos para se deslocar com menos exposição ao vírus.

Há 4 meses em funcionamento, o app já possui interações de 5 regiões do país. Atualmente, o Bússola Covid-19 está disponível para download gratuito apenas para dispositivos Android, pela Play Store. Mas, em breve, o aplicativo vai estar na App Store.

Veja algumas opções que o aplicativo Bússola Covid-19 disponibiliza para te ajudar na sua segurança durante a pandemia:


- Estabelecimentos: veja se as medidas de segurança ao Covid-19 estão sendo adotadas no local que você pretende visitar;
- Aglomeração: notifique os locais que estejam com aglomeração de pessoas e verifique as notificações que reportam aglomerações próximas a você;
- Máscara: confira os locais que necessitam uso obrigatório de máscaras e notifique o não cumprimento desta medida de proteção.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato