COVID-19

Transporte de vacinas em caixa térmica levanta dúvidas sobre segurança na distribuição

Por Redação 20/01/2021 - 10:33
Atualização: 20/01/2021 - 11:08

ACESSIBILIDADE

Cortesia ao EXTRA
Militar acomoda caixa térmica com vacinas CoronaVac em helicóptero
Militar acomoda caixa térmica com vacinas CoronaVac em helicóptero

A foto que mostra vacinas CoronaVac sendo colocadas por um militar num helicóptero do Grupamento Aéreo de Alagoas para transporte e entrega em unidade de saúde no interior do estado provocou inquietação e receio nas pessoas que observaram o material com cuidado.

A foto correu as redes sociais com críticas e chamou a atenção pelo fato de que o recipiente usado para armazenar tão precioso imunizante, verdadeiro símbolo de esperança contra uma pandemia que já ceifou a vida de mais de 211 mil brasileiros, é simplesmente uma caixa térmica, ao que parece, igual àquelas utilizadas para conservar cerveja gelada e que, normalmente, não cumpre por muito tempo a sua função. 

A CoronaVac, vacina distribuída pelo governo federal na última segunda-feira, precisa ser armazenada na temperaturas de "geladeira", de 2 a 8 graus Celsius. Portanto, há questionamentos sobre a segurança no transporte do imunizante em caixa térmica utilizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Apenas com as temperaturas adequadas é possível garantir a eficácia do tratamento. O armazenamento das vacinas é um fator desafiante para o país, que deve ter a estrutura adequada para conservar adequadamente o imunizante em todas as fases até chegar ao destinatário. 

A foto foi distribuída pela assessoria do governo junto com texto e informa que as doses da vacina decolaram rumo ao Agreste e a região Norte de Alagoas.

A reportagem do Extra buscou ouvir à Sesau, mas não recebeu retorno até o momento da pastagens desta matéria.


Encontrou algum erro? Entre em contato