CRIME VIRTUAL

Ministério alerta para golpe do cadastro para vacinação contra covid-19

Por Com Agência Senado 20/01/2021 - 07:43

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Vacinação virou alvo de golpe
Vacinação virou alvo de golpe

O Ministério da Saúde fez um alerta aos brasileiros que golpistas estão utilizando meios como Whatsapp e ligações telefônicas para roubar dados. O pretexto da vez é um falso cadastro para a vacina contra o coronavírus.

O Senado discutiu e aprovou em 2020 um projeto que endurece a pena para golpistas como esses, que podem pegar até 6 anos de cadeia. 

Segundo o senador Rodrigo Cunha, do PSDB de Alagoas, que foi relator desse projeto, "desde o início da crise da Covid-19, o Brasil registrou um aumento de 70% em tentativas de fraudes eletrônicas, colocando o País como sendo o terceiro do mundo em registro de fraudes eletrônicas".

À Agência Senado, o senador Lasier Martins, do Podemos do Rio Grande do Sul, afirmou que as punições devem ser exemplares para evitar novos golpes.

"A criminalidade através da internet se expande e vai aumentar muito mais por tudo o que se vê. E não devemos permitir que, também nesse terreno, haja tanta impunidade, como tem havido em outros crimes, principalmente crimes contra o dinheiro público".

O projeto aguarda análise na Câmara dos Deputados. Para não ser enganado com informações falsas ou golpes relacionados à vacinação contra a Covid-19, procure os canais oficiais, como o site do ministério da saúde saude.gov.br, o disque saúde, número 136, ou as secretarias estaduais e municipais de saúde mais próximas.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato