PANDEMIA

Maceió inicia vacinação de profissionais da saúde nesta quarta-feira

Prefeitura recebeu mais de 12 mil doses de vacina contra a covid-19
Por Com assessorias 20/01/2021 - 07:25

ACESSIBILIDADE

Assessoria
Vacinação na Rede Municipal começa nessa quarta
Vacinação na Rede Municipal começa nessa quarta

O governo estadual entregou ao Município de Maceió mais de 12 mil doses do imunizante Coronavac, bem como o mesmo quantitativo de seringas e agulhas. 

Os imunizantes foram disponibilizados pelo secretário da Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, ao prefeito João Henrique Caldas (JHC) e ao secretário Municipal de Saúde, Pedro Madeiro. 

"Iniciamos a vacinação no estado, com a imunização dos profissionais de saúde, e ao entregar mais de 12 mil doses da Coronavac para a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, toda a equipe técnica chefiada pelo secretário Pedro Madeiro começará a vacinação dos profissionais de saúde aqui em Maceió", destacou o secretário.

Ayres lembrou que, inicialmente, havia sido feita uma pactuação com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) para que as vacinas chegassem aos municípios alagoanos 48h após o recebimento pelo Governo de Alagoas, porém foi decidido antecipar a entrega dos imunizantes à Prefeitura de Maceió.

O secretário de Estado também informou que, a partir desta quarta-feira, 20, mais doses da vacina serão encaminhadas para os demais municípios alagoanos, após a deliberação sobre aspectos técnicos e operacionais relativos à primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Covid-19.

Maceió

O primeiro local que receberá as doses da Coronavac, nesta quarta-feira, 20, às 9h, será o PAM Salgadinho, unidade de referência para diversos exames de covid-19 e que recebe usuários de todo o estado.

“Vamos iniciar essa imunização amanhã no PAM Salgadinho, que é o maior pólo de média complexidade da América Latina. E, a partir daí, nossas unidades de síndrome gripais, hospitais, incluindo o Universitário. Vamos priorizar também os idosos que estão acolhidos em instituições, porque essa é a população que tem maior risco de contrair Covid”, detalhou o secretário municipal de saúde, Pedro Madeiro.

Primeira etapa

A vacinação acontecerá conforme agendamento feito pela Gerência de Imunização junto às instituições. Serão 6 equipes volantes voltadas para imunizar os servidores das unidades de saúde, enquanto as equipes do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) ficarão responsável pela vacinação dos idosos das ILPIs.

O Plano Municipal de Vacinação prevê que, na sequência, serão vacinados os profissionais dos setores não Covid das unidades de saúde e idosos acima dos 75 anos. Por enquanto não serão distribuídos drive-thru e pontos fixos de vacinação. Estas estratégias serão adotadas a partir do momento em que for possível ampliar a vacinação para idosos com mais de 75 anos e outros profissionais de saúde, com o recebimento de mais doses.

Publicidade

Continua após a publicidade



Encontrou algum erro? Entre em contato