'INFORMAÇÕES ENGANOSAS'

Twitter coloca aviso de fake news em post de Bolsonaro sobre covid-19

Presidente vinculou um vídeo do jornalista Alexandre Garcia falando sobre um estudo
Por Redação com agências 16/01/2021 - 10:10

ACESSIBILIDADE

Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro sem máscara durante entrevista coletiva
O presidente Jair Bolsonaro sem máscara durante entrevista coletiva

A rede social Twitter emitiu um alerta na noite de sexta-feira, 15, na publicação do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), afirmando que ela pode conter "informações enganosas e potencialmente prejudiciais relacionadas à COVID-19".

No tuíte, o presidente afirma que estudos clínicos comprovam que o uso preventivo de antimaláricos, como hidroxicloroquina, podem diminuir a progressão do novo coronavírus no corpo humano.

A plataforma completa que a publicação de Bolsonaro violou as regras do Twitter. Entretanto, o tuíte continua no ar já que "o Twitter determinou que pode ser do interesse público que esse Tweet continue acessível".

Na publicação, o presidente vinculou um vídeo do jornalista Alexandre Garcia falando sobre um estudo publicado em agosto do ano passado que comprovaria a eficácia do tratamento precoce.

No tratamento precoce, o indivíduo usaria, previamente, medicamentos antimaláricos, como hidroxicloroquina e cloroquina, para, teoricamente, não permitir o avanço da doença no corpo. Entretanto, essa medida não tem comprovação cientifica e não é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Em março de 2020, o Twitter apagou duas publicações do presidente por violar as regras da plataforma. Os tuítes mostravam Bolsonaro em aglomerações durante uma viagem à Sobradinho e Taguatinga, no Distrito Federal.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato