IMUNIZAÇÃO CONTRA COVID-19

Mais de 66 mil pessoas fazem parte do grupo prioritário para vacinação em Maceió

Por Bruno Fernandes 16/01/2021 - 08:15

ACESSIBILIDADE

CNI/ Site Oficial
Imunização contra a Covid-19 permitirá reativação dos setores da economia
Imunização contra a Covid-19 permitirá reativação dos setores da economia

Cerca de 66 mil pessoas do grupo prioritário para a imunização contra a covid-19 serão vacinados pela Prefeitura de Maceió a partir de quarta-feira, 20, quando é previsto o início da campanha de vacinação contra a doença.

Os primeiros a serem vacinados na Capital serão os profissionais de saúde, cerca de 42.390 pessoas, idosos acima dos 60 anos acolhidos nas Instituições de Longa Permanência (Ilpis); e pessoas com mais de 75 anos (24.332 pessoas).

De acordo com secretário estadual de saúde, Alexandre Ayres, a vacinação será iniciada nos hospitais estaduais 24 horas após o recebimento das doses. Já nos municípios, a imunização deve iniciar em 48 horas.

A reunião contou ainda com a participação de representantes da Superintendência de Vigilância em Saúde da Sesau e com o secretário municipal de Saúde, Pedro Madeirorelacionadas_esquerda

"O objetivo desse encontro é de finalizar o Plano Municipal de Imunização, alinhando com o plano do estado, considerando que tudo depende da quantidade de imunizantes que chegarão em Alagoas", explicou o secretário Pedro Madeiro.

A previsão é que a partir da próxima segunda-feira o Ministério da Saúde divulgue a quantidade de doses que serão enviadas para Alagoas. Com isso, será possível organizar a vacinação do público-alvo para esta primeira etapa.

A previsão, no entanto pode sofrer alterações devido ao após o avião que buscaria 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford na Índia passar o dia em terra no Aeroporto dos Guararapes, no Recife, sem previsão de decolagem.

Com a indefinição de questões diplomáticas entre Brasil e Índia para importação do imunizante, a companhia aérea informou que, a pedido do Ministério da Saúde, a aeronave que iria a Mumbai, na Índia, ajudará a abastecer os hospitais da capital amazonense.

Profissionais da Educação

Os municípios de Alagoas pretendem vacinar cerca de 60% dos profissionais da Educação até o dia 1º de março deste ano, segundo informou o vice-presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o médico e prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira durante reunião com seus respectivos representantes.

A associação se reuniu nesta sexta-feira, 15, com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) para discutir estratégias e orientar os prefeitos. O objetivo é fazer alguns estudos para elaborar em conjunto uma nota de orientação e um plano de imunização para sugerir aos municípios.

De acordo com o vice-presidente, o plano é levar os estudantes de volta para as escolas e evitar prejuízos no processo educacional, como o calendário letivo atrasado. A ideia é vacinar 40 a 60% dos profissionais da educação antes do retorno das aulas, que será no dia 1 de março.


Encontrou algum erro? Entre em contato