DEFINIDO O 'DIA D'

Vacinação contra a covid-19 começa na próxima semana

Informação foi passada pelo ministro Eduardo Pazuello a prefeitos do Brasil
Por Bruno Fernandes 14/01/2021 - 12:45

ACESSIBILIDADE

Agência Brasil
Ministério da Saúde definiu data do início da vacinação
Ministério da Saúde definiu data do início da vacinação

O início da vacinação contra a covid-19 será na próxima quarta-feira, dia 20, às 10 horas, informou o  ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, durante reunião com cem prefeitos nesta quinta-feira, 14.

A informação, de acordo com a revista Veja, foi transmitida pelos mandatários que cobravam do ministro a definição de qual seria o “dia D” e a “hora H” propalada pelo ministro na última segunda-feira, dia 11, em Manaus, que está sofrendo com a segunda onda da pandemia.

O cronograma ainda depende da aprovação da Agência Nacional de Vigilância (Anvisa) que vai analisar o uso emergencial das vacinas CoronaVac e Astrazeneca neste domingo, dia 17.

Na tarde de ontem, 13, o governador Renan Filho (MDB) e o secretário da Saúde, Alexandre Ayres, confirmaram que Alagoas tem um estoque de 1 milhão e 250 mil unidades de seringas e agulhas destinadas à imunização contra o novo coronavírus. 

O governador disse ainda que a distribuição das seringas e agulhas deverá ser feita 24h após o envio das vacinas pelo Governo Federal.

Renan Filho não deu detalhes sobre o Plano Estadual de Imunização, mas disse que a prioridade é para profissionais de saúde, pessoas acima de 75 anos e pessoas com comorbidades.

O Governo está avaliando priorizar também a vacinação dos profissionais de educação por causa do retorno das aulas presenciais, previsto para o dia 21 de janeiro.

Vacinação em Maceió

A vacinação em Maceió vai ser dividida em 4 etapas e os maceioenses poderão marcar horário e local para tomar a vacina contra a covid-19, informou o coordenador do Gabinete Integrado de Prevenção a Covid-19, Claydson Moura nesta quarta-feira, 13, em entrevista ao programa TC News, da TV Cidadã.

Sem dar muitos detalhes sobre as etapas, o coordenador disse ainda que o agendamento será feito por um site que ainda será divulgado pela prefeitura quando as doses começarem a ser distribuídas para estados e municípios pelo governo federal.

"Vamos montar estruturas nos três maiores shoppings da capital e drive-tru. Na Ufal, nos shoppings e no Jaraguá. Não adianta se não tiver marcado ou agendado querer ser vacinado. Vamos seguir a risca o que as autoridades estão determinando", informou.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato