Balanço

Evolução da média de óbitos em Alagoas é considerada alta

Por Tâmara Albuquerque 16/12/2020 - 11:50
Atualização: 16/12/2020 - 12:53

ACESSIBILIDADE

Agência Brasil
Média móvel de óbitos foi divulgada ontem pelo Ministério da Saúde
Média móvel de óbitos foi divulgada ontem pelo Ministério da Saúde

Balanço do Ministério da Saúde divulgado ontem, 15, sobre a situação dos óbitos por covid-19 no país aponta a primeira situação em que a média móvel de mortes é considerada em alta em Alagoas desde o dia 14 de setembro, início do levantamento, até ontem, 15. O estado registrava nesta terça-feira 2.384 óbitos.

De acordo com as informações analisadas pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do portal Metrópoles, em relação ao balanço divulgado, 18 estados brasileiros impulsionaram a média móvel de mortes em decorrência da infecção pelo coronavírus nas últimas duas semanas. Isso significa que essas unidades da Federação registraram alta de mais de 15% nos indicadores em comparação aos 14 dias imediatamente anteriores.

Alagoas apareceu no balanço com situação em queda na média móvel de óbito no período de 01 de novembro a 01 de dezembro. Nesta nova rodada, o estado avançou para situação em alta.

Acre e Mato Grosso do Sul são as unidades federativas com a maior variação da média de mortes. Nessa terça, o estado ao norte do país registrou aumento de 200%. Já os sul-mato-grossenses viram a taxa subir 125%. Das 16 restantes, quatro (Rio Grande do Norte, Paraíba, Distrito Federal e Amapá) superaram variação de 50%.

Em números absolutos, o país registrou ontem 964 óbitos em decorrência da doença e 42.889 novas contaminações pelo novo vírus nas últimas 24 horas, segundo o mais recente balanço divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). No total, o Brasil já perdeu 182.799 vidas para a Covid-19 e computou 6.970.034 casos de infecção. 

Devido ao tempo de incubação do novo coronavírus, adotou-se a recomendação de especialistas para que a média móvel do dia seja comparada à de duas semanas atrás.

Acompanhar o avanço da pandemia de Covid-19 com base em dados absolutos de morte ou de casos está longe do ideal. Isso porque eles podem ter variações diárias muito grandes, principalmente atrasos nos registros. Nos fins de semana, por exemplo, é comum perceber redução significativa dos números.

Publicidade

Continua após a publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato