CORONAVÍRUS

Governo vai comprar 330 milhões seringas e agulhas para vacinação

Por R7 16/12/2020 - 11:19

ACESSIBILIDADE

Reuters
Compra de equipamentos para vacinação foi publicada no Diário Oficial
Compra de equipamentos para vacinação foi publicada no Diário Oficial

O governo abriu, nesta quarta-feira (16), licitação para a compra de 330 milhões de seringas e agulhas, que devem ser utilizadas para a vacinação da população brasileira contra a covid-19. As propostas devem ser entregues até o dia 29 de dezembro, às 9h. Informação consta no DOU (Diário Oficial da União).

A falta de insumos necessários para aplicação da vacina, como agulhas, seringas e algodão, era um fator que ameaçava o plano de vacinação no Brasil. A demora em articular a compra desses insumos preocupava não só pela ameaça de faltarem equipamentos básicos para vacinação, mas também pelo possível encarecimento desses insumos com o aumento da demanda.

A expectativa é imunizar cerca de 51 milhões de pessoas no período de quatro meses.

"O Ministério da Saúde estima que no período de doze meses concluirá a vacinação da população em geral, o que dependerá, concomitantemente, do quantitativo de imunobiológico disponibilizado para uso, completando-se o plano de vacinação em um total de aproximadamente dezesseis meses."

Ainda de acordo com o ministério, qualquer plano só será concretizado após aprovação de uma vacina, seja pelo registro sanitário ou autorização de uso emergencial, pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).


Encontrou algum erro? Entre em contato