CORONAVÍRUS

Ocupação de leitos para covid-19 aumenta nos hospitais privados

Rede pública em Alagoas tem 578 leitos e ocupação atual é de 38%
Por Tâmara Albuquerque com Brasil 61 16/12/2020 - 07:57
Atualização: 16/12/2020 - 09:18

ACESSIBILIDADE

Agência Alagoas
Unidade de UTI inaugurada no interior de Alagoas
Unidade de UTI inaugurada no interior de Alagoas

Ocupação de leitos reservados para pacientes com Covid-19 cresce em hospitais privados e públicos no Brasil. Apesar do setor privado não divulgar a taxa de ocupação, em Alagoas o mesmo quadro se estabelece, conforme relatam pacientes que necessitaram da assistência privada em Maceió e de profissionais que atuam na linha de frente dessas unidades. A informação que circula nas redes sociais, inclusive com vídeos, é de hospitais lotados.

Segundo Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), a taxa na rede particular no país chegou a 71,2% de ocupação, na semana de 28 de novembro a 4 de dezembro. Os dados levam em conta 34 respondentes de diversas regiões do Brasil. Entre eles, existiam 74.816 leitos operacionais-dia, sendo 14% – ou 10.147 – destinados exclusivamente para pacientes com Covid-19. 

Na rede pública, a situação é mais preocupante e começa a se assemelhar ao período do pico da pandemia no país, que foi em julho. Os números recordistas naquele mês foram registrados no dia 29, segundo o Ministério da Saúde. Nesta data, Alagoas estava com 828 casos suspeitos ou em investigação para diagnóstico do coronavírus. Ontem, entretanto, havia o registro de 8.387 casos na mesma situação no estado. Atualmente, são 99.238 casos confirmados e 2.384 óbitos entre os alagoanos.

Em muitos estados, o aumento na ocupação dos leitos privados se intensifica principalmente por conta dos pacientes vindos da rede pública, onde os índices de ocupação também estão bem elevados. Em Belo Horizonte, a prefeitura contratou, em caráter excepcional e temporário, unidades de internação em hospitais privados, para dar continuidade à política de ampliação de leitos destinados à Covid-19. Segundo a Secretaria de Saúde, serão investidos R$ 42 mil reais, por leito de UTI Covid e R$ 10.500 reais, por leito de enfermaria.

Em Alagoas a situação ainda não exigiu do governo a contratação dos leitos da rede privada. No total, o estado dispõe de 578 leitos exclusivos para pacientes com covid-19, dos quais 169 leitos de UTI, 33 de UTI Intermediária e 376 leitos clínicos, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). 

O pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz, Diego Xavier, destaca que antes, a contaminação tinha um fluxo determinado – das regiões metropolitanas para o interior.  “No início da pandemia observamos a chegada da doença nas grandes cidades e depois esse fenômeno da interiorização do vírus. Quando chegou no interior, a doença já apresentava – na maioria das regiões metropolitanas – um processo de diminuição. Tivemos oportunidade logística de enviar esses pacientes do interior para as regiões metropolitanas, que é onde se concentra a maior parte dos recursos”.

Agora, segundo o epidemiologista, os casos acontecem simultaneamente. “O que temos observado agora são casos acontecendo simultaneamente nessas duas áreas. Se antes tínhamos essa oportunidade logística, agora não temos mais”, alerta.

Diego Xavier alerta para a movimentação de pessoas durante as festas de fim de ano, o que deve agravar a situação dos leitos.
“Infelizmente as pessoas têm abandonado as medidas de distanciamento e uso de máscara. As festas e as confraternizações de final de ano, como Natal por exemplo, tem uma capilaridade muito grande. A tendência é que as pessoas se movimentem e se exponham. Infelizmente estamos em uma situação em que os leitos de UTI estão bastante cheios. Aqui no Rio de Janeiro já temos uma fila de espera com cerca de 500 pessoas”, comenta.

Em Alagoas, a taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 46% , sendo que os leitos do setor em Maceió estão com ocupação de 51%, e o interior, 39%.



Encontrou algum erro? Entre em contato