SEGUNDA ONDA

Estudo aponta descontrole na transmissão do coronavírus em Alagoas

Dados têm como base o encerramento da 50ª semana epidemiológica
Por Bruno Fernandes 14/12/2020 - 16:41

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Coronavírus já infectou mais de 95 mil pessoas em Alagoas
Coronavírus já infectou mais de 95 mil pessoas em Alagoas

O Observatório Alagoano de Políticas Públicas Para Enfrentamento à Covid, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) aponta para uma tendência de descontrole na transmissão do novo coronavírus em Alagoas, segundo dados do boletim da 50ª semana epidemiológica divulgado nesta segunda-feira, 14.

Segundo o boletim, que pode ser acessado clicando aqui, Maceió continua liderando o crescimento do número de casos em Alagoas. A incidência de casos na capital na última semana ultrapassou o número de novos casos registrado no restante do estado, o que só havia sido observado nas primeiras semanas da pandemia.

"Os indicadores utilizados para mensurar a transmissão do novo Coronavírus em Alagoas continuam apresentando tendência de descontrole na transmissão e indicando uma segunda onda de contágio que pode se intensificar nas próximas semanas", diz parte do documento.

Ainda de acordo com o estudo, é provável que nas próximas semanas haja um aumento no número de óbitos, como observado em outras partes do mundo que registraram segunda onda da covid-19. 

"Maceió continua liderando a expansão de casos no estado, o que fez com que a incidência de casos na capital alagoana na última semana ultrapassasse o número de novos casos registrado no restante do estado, fenômeno observado nas primeiras semanas da pandemia".

Na direção contrária ao observado na capital, Arapiraca e a 10ª região de saúde, que haviam apresentado significativo aumento de casos na semana anterior, apresentaram uma queda na incidência de casos na 50ª SE, comportamento que precisa ser observado nas próximas semanas para se configurar um indício de controle na transmissão.

Em relação aos óbitos, o estado voltou a registrar um aumento na incidência na última semana, o que pode ser interpretado como mais uma evidência do descontrole da transmissão. 

Além dos indicadores relacionados à incidência de casos e óbitos, as duas últimas semanas registraram expressivos aumentos no número de casos suspeitos.

O documento finaliza fazendo um apelo às autoridades públicas e aos cidadãos. "Espera-se que o poder público se empenhe nas conscientização, regulamentação e fiscalização do cumprimento dos protocolos. Mas, acima de tudo, espera-se que cada cidadão e cidadã alagoana faça sua parte".

Publicidade

Continua após a publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato