PANDEMIA

Anticorpos podem estar causando níveis prolongados de covid-19

Por Notícias ao Minuto 14/12/2020 - 08:35

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Estes são os resultados de um estudo da Universidade de Yale
Estes são os resultados de um estudo da Universidade de Yale

Certos anticorpos podem estar causando níveis graves e prolongados de Covid-19. As descobertas de uma equipe de investigadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, podem ser importantes na procura de um medicamento eficaz para a doença. Note que o estudo ainda não foi publicado em nenhuma revista científica e também ainda não foi revisto por pares.

Segundo citado pelo Guardian, os pesquisadores encontraram um grande número de anticorpos rebeldes em pacientes infectadoscom o novocoronavírus. Estes, em vez de combaterem o vírus, comprometeram o sistemaimunológicodos doentes. Os autoanticorpos podem explicar as diferentes reações à infecção pelo SARS-CoV-2.


Para chegar a esta conclusão, a resposta imunológica em pacientes infectados e pessoas não infectadasfoi comparada.Nos infectados, dezenas de anticorpos rebeldesbloquearam as defesas antivirais, eliminaram células imunológicas úteis e atacaram o corpo em várias frentes, desde o cérebro, vasos sanguíneos e o trato gastrointestinal.Segundo os cientistas, isto acontece porque certos anticorpos têm o formato incorreto e ligam-se erroneamente a proteínas que estão presentes ou foram libertadas por células humanas.Quantos mais autoanticorpos os pacientes tinham no sangue, pior era a doença.

"Acreditamos que esses autoanticorpos são prejudiciais aos pacientes com Covid-19", referiu o imunobiologistade Yale e autor do estudo Aaron Ring.Os efeitos prejudiciais podem continuar após a redução da infecção, deixando os doentes com problemas mais duradouros.

Aaron Ring eAkiko Iwasaki, professora de imunobiologia em Yale,examinaram 194 pacientes e funcionários de hospitais com várias gravidades de infecçãoporCovid-19 em busca de autoanticorpos direcionados a quase 3.000 proteínas humanas. Mais de 5% dos pacientes hospitalizados tinham autoanticorposque enfraqueciamas proteínas chamadasinterferons,que ajudam aativar o sistema imunológico no caso de uma infecção. Esses pacientes foram incapazes de controlar a quantidade de vírusnos seus corpos e desenvolveram doenças mais sérias.

Em dois outros exemplos, pacientes tinham autoanticorpos direcionados às células B, as fábricas celulares que produzem anticorpos para lutar contra o vírus, enquanto um paciente tinha autoanticorpos que pareciam eliminar muitas das suas células T protetoras.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato