COVID-19

Taxa de ocupação dos leitos de UTI sobe em Maceió e interior do Estado

Por Tamara Albuquerque 11/12/2020 - 07:31

ACESSIBILIDADE

Agência Brasil
UTIs em Alagoas estão taxa alta de ocupação de leitos
UTIs em Alagoas estão taxa alta de ocupação de leitos

A taxa de ocupação dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 em Alagoas começa a pressionar a rede pública de saúde. Em Maceió, os hospitais com maior número de leitos nesses setores de tratamento intensivo já ultrapassam ocupação de 50%. É o caso do Hospital da Mulher, com 60% da capacidade ocupada e Hospital Metropolitano (50%).

No interior do estado, a situação também é preocupante. A Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca registrou nesta quinta-feira 65% dos leitos de UTI ocupados, enquanto que o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom conselho, no mesmo município, está com pacientes em 60% dos leitos de UTI. Em Palmeira dos Índios, o Hospital Santa Rita já está com 83% da capacidade esgotada de sua UTI.

No total, as unidades de saúde no estado possuem 154 leitos de UTI (adulto e pediátrico) e a ocupação já chegou a 50%. Desde os primeiros registros realizados pela Secretaria de Estado da Saúde, são 97.562 pessoas confirmadas com a infecção pelo coronavírus até ontem. Outras 5.458 pessoas aguardam resultados dos exames para diagnóstico da contaminação e 2.366 óbitos em decorrência da covid-19.

As festas do final de ano, segundo infectologistas da Fiocruz, apresentam grande potencial para contaminação pelo coronavírus, principalmente se as pessoas não seguirem regras de proteção como o uso de máscara facial e o distanciamento individual. O Brasil está vivendo um recrudescimento ou intensificação no número de novos casos. Em Alagoas, a taxa de mortalidade é mantida, o que é um sinal positivo, mas a alta ocupação dos leitos de UTI aponta que a população tem relaxado nas regras sanitárias. 

 


Encontrou algum erro? Entre em contato