ALAGOAS

Taxa de ocupação das UTIs com pacientes de covid ultrapassa 50%

Por Tamara Albuquerque 03/12/2020 - 16:25
Atualização: 03/12/2020 - 17:39

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Cresce taxa de ocupação de leitos de UTI em Alagoas
Cresce taxa de ocupação de leitos de UTI em Alagoas

O número notificado de novos casos de covid-19 em Alagoas vem registrando alta e, em decorrência desse quadro, também aumenta a quantidade de leitos ocupados nas UTIs para pacientes graves da doença em Maceió e no interior do Estado. Nesta quinta-feira, a reportagem do Extra fez o levantamento desses leitos e descobriu que nas unidades de saúde da rede pública no Estado a taxa de ocupação das UTIs está entre 50% a 100%.

Em Maceió, o Hospital da Mulher, que tem 45 leitos de UTI para adultos, registra a ocupação de 51% dos leitos, ou seja, 23 pacientes internados em estado grave. Já o Hospital Metropolitano tem ocupação de 50% dos leitos de UTI. A capital dispõe atualmente de 80 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo para adultos, dos quais 49% já estão com pacientes.

No interior, o quadro não é mais animador. A Unidade do Agreste, em Arapiraca, conta com 20 leitos de UTI e está com uma taxa de ocupação de 55%. O Hospital Santa Rita, em Palmeira dos Índios, registra 50% de leitos com pacientes. A unidade tem apenas 6 leitos de UTI para a tender uma das regiões mais carentes de serviços de alta complexidade na saúde.

O Hospital Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema, possui apenas 10 leitos de UTI e está com 60% deles ocupados. A Santa Casa de Misericórdia em São Miguel dos Campos só tem um leito de UTI, no momento ocupado.

No interior, existem 64 leitos nas UTIS disponíveis a pacientes com covid. Desse total, 27 estão ocupados, ou 42% no geral. Quem tem plano de saúde ou pode pagar pelo atendimento particular também não deve ficar tranquilo e crer que, se precisar, haverá facilidade de disponibilidade de leitos. Hoje, por exemplo, o Hospital do Coração suspendeu o atendimento emergencial porque todos os leitos de UTI estão ocupados. O Hospital Unimed também suspendeu as cirurgias eletivas porque os leitos de UTI devem ser reservados aos pacientes com covid, o que significa dizer que a demanda de casos graves da doença tem aumentado.

No boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) as notificações de casos confirmados em laboratório para infecção pelo coronavírus chega a 95.643 em Alagoas. Desse total, 2.346 pessoas faleceram em decorrência da gravidade da doença.

Na semana passada, dados do Imperial College de Londres apontaram que a taxa de transmissão do novo coronavírus no Brasil foi a maior desde maio. O índice estava em 1,30 – cada 100 pessoas contaminadas transmitem o vírus para outras 130 pessoas.

 


Encontrou algum erro? Entre em contato