DE OXFORD

Anvisa autoriza retomada testes de vacina de contra covid

Por Uol 13/09/2020 - 10:29

ACESSIBILIDADE

CDC/UNSPLASH
Anvisa libera retomada dos testes no Brasil
Anvisa libera retomada dos testes no Brasil

A farmacêutica AstraZeneca anunciou a retomada dos testes da vacina contra a covid-19 no Brasil para a próxima segunda-feira, 14, depois de aprovação dada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A vacina, que é desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford, é testada no Brasil e em outros países.

As vacinações na fase 3 do estudo haviam sido pausadas na última terça-feira (8) devido à uma reação relatada por um dos voluntários no Reino Unido.

"Os ensaios clínicos da vacina contra o coronavírus AstraZeneca Oxford, AZD1222, serão reiniciados no Brasil na próxima segunda-feira, 14/09, após a confirmação emitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia de hoje, 12/09, de que é seguro o recomeço", disse o laboratório, em comunicado enviado ao UOL.

Especialistas da Anvisa se reuniram na tarde de hoje para avaliar a retomada do estudo clínico da vacina de Oxford. A avaliação realizada considerou informações recebidas da agência reguladora britânica (MHRA), do Comitê Independente de Segurança do estudo clínico e da empresa patrocinadora do estudo, a AstraZeneca.

A Anvisa concluiu que a relação benefício/risco se mantém favorável e, por isso, o estudo poderá ser retomado.

"Após avaliar os dados do evento adverso, sua causalidade e o conjunto de dados de segurança gerados no estudo, a Anvisa concluiu que a relação benefício/risco se mantém favorável e, por isso, o estudo poderá ser retomado. É importante destacar que a Anvisa continuará acompanhando todos os eventos adversos observados durante o estudo e, caso seja identificada qualquer situação grave com voluntários brasileiros, irá tomar as medidas cabíveis para garantir a segurança dos participantes", disse a agência em nota divulgada neste sábado.

Responsável por coordenar os estudos no Brasil, a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) afirma que 4,6 mil voluntários já receberam dose da vacina até o momento e não houve "qualquer registro de intercorrências graves de saúde"."Globalmente, cerca de 18 mil indivíduos já receberam vacinas como parte do estudo", afirmou, em nota.No início da semana, a Unifesp explicou que a "pausa nas vacinações" foi para "permitir a revisão dos dados de segurança", mas que "todas as consultas de acompanhamento de rotina continuaram normais durante esse período".

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato