Fase Azul

Maceió reabre novos setores econômicos a partir de segunda-feira

Cinemas, teatros e museus não estão autorizados a funcionar como previsto no projeto
Por Tâmara Albuquerque 11/08/2020 - 16:53
Atualização: 12/08/2020 - 08:24

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Governo flexibiliza distanciamento social após melhora de indicadores da covid-19 em Alagoas
Governo flexibiliza distanciamento social após melhora de indicadores da covid-19 em Alagoas

Maceió caminha para a normalidade em relação à reabertura do setor econômico. A partir da próxima segunda-feira, 17, passa a vigorar na capital a Fase Azul do Protocolo de Distanciamento Social Controlado, elaborado pelo governo do estado com base numa matriz de risco epidemiológico para disseminação do coronavírus. A informação foi dada durante coletiva pelo governador Renan Filho neste início de noite. 

No entanto, o avanço na flexibilidade em Maceió não incluirá a abertura de cinemas, teatros e museus como estava previsto no início. O governo decidiu postergar essa reabertura até que todos os indicadores coloquem a capital na fase verde. Pelo protocolo, será possível a realização de eventos presenciais com, no máximo, 50 pessoas. A Fase Azul libera o funcionamento total de academias e centros de ginástica desde que respeitem as regras gerais do protocolo para todos os setores, que determinam como essencial o uso obrigatório de máscara facial, higienização das mãos com álcool gel a 70% e distanciamento individual.

Na Fase Azul os bares, restaurantes e atividades congêneres poderão funcionar com 75% da capacidade, assim como templos, igrejas e demais instituições religiosas. Já os receptivos e transportadoras turísticas estão liberados a prestar serviços usando 70% da estrutura. Os transportes intermunicipais manterão a circulação com 50% dos passageiros. Renan também comentou que a abertura das aulas na rede pública devem acontecer apenas quando todo o estado atingir a Fase Verde do protocolo.

Interior

Já os municípios do interior, que hoje estão divididos entre as fases Vermelha e Laranja, terão avanço parcial. Aqueles que estavam na Fase Laranja avançam para a Fase Amarela. São eles: Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Messias, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Flexeiras, Satuba, Santa Luzia do Norte, Jacuípe, Japaratinga, Maragogi, Passo de Camaragibe, Matriz de Camaragibe, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Luís do Quitunde e São Miguel dos Milagres. Os municípios que compõem o alto e médio Sertão (das 9 e 10ª regiões sanitárias) permanecem na Fase Laranja até a melhoria dos indicadores.

Segundo Renan Filho, a evolução do quadro da covid-19 em Alagoas permite a flexibilização do distanciamento social na capital, mas não ocorre o mesmo na totalidade do interior do Estado, que aponta avanço da pandemia com números crescente de novos casos e óbitos. Hoje, o estado registra 68.935 casos confirmados de infecção pelo coronavírus com 1.700 vítimas fatais em decorrência da covid-19. 

A matriz de risco que norteia o Protocolo considera três indicadores básicos e suas subdivisões: a utilização da capacidade hospitalar instalada, a evolução epidemiológica e a taxa de evolução da Covid-19. O governo analisa semanalmente esses dados para decidir se o estado evolui ou regride na escala do protocolo, que tem as fases vermelha, laranja, amarela, azul e verde previstas no Decreto 70.145 publicado no Diário Oficial de 22 de junho deste ano. Maceió passou à Fase Amarela no dia 20 de julho. A Fase Azul é considerada a transição para o “novo normal.



Encontrou algum erro? Entre em contato