PROJETO DE EXTENSÃO

Medicina CESMAC leva conhecimento sobre covid-19 para comunidades quilombolas

Por Assessoria 03/07/2020 - 12:51
Atualização: 03/07/2020 - 13:07

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Iniciativa é fruto do trabalho que tem sido realizado na Extensão Universitária da graduação de Medicina
Iniciativa é fruto do trabalho que tem sido realizado na Extensão Universitária da graduação de Medicina

Os acadêmicos do curso de Medicina (3º aos 6º períodos) do Centro Universitário CESMAC, que integram o Núcleo Acadêmico Afro e Indígena – NAFRI/CESMAC, com o Projeto de Extensão MEDNAFRI, estão desenvolvendo ações de esclarecimento e conhecimento sobre a covid-19 para Comunidades Quilombolas. O trabalho acontece com a orientação da Profa. Dra. Cristiane Monteiro da Cruz e da Profa. Ma. Ana Carolina Medeiros de Almeida.

A iniciativa segue a proposta institucional de transmitir conhecimento à população. A extensão é feita na Comunidade Quilombola Santa Luzia do Norte, mas com a pandemia a ação está direcionada para as tecnologias e redes sociais, com produções e publicações no Instagram (@mednafri), Facebook e YouTube, com a aprovação do Projeto de Extensão Comunitária Remota MEDNAFRI QUILOMBO.

A ideia da produção é desenvolver e divulgar conhecimentos sobre a atualidade como a covid-19, higiene e ações dentro das Comunidades Quilombolas, com materiais de forma simples e estruturada. Já foi desenvolvido um vídeo explicativo sobre a COVID-19, com informações sobre o surgimento, como se pega, prevenção e cura.

De acordo com a Profa. Dra. Cristiane Monteiro da Cruz, “o projeto complementa a tríade ensino, pesquisa e extensão, prevista pelo MEC auxiliando aos acadêmicos da Medicina a desenvolverem estratégias de construção do conhecimento e de transmissão do mesmo em diferentes grupos contribuindo para sua formação”, enfatiza.

A trabalho tem ainda a colaboração da Dra. Lorenna Peixoto Lopes (Ginecologista e Professora do curso de Medicina no CESMAC) como colaboradora do Projeto, além dos professores doutores André Falcão (coordenador da graduação), Ivonilda Maia e Marcos Leal (coordenadores adjuntos da graduação), que atuam como colaboradores ativos no processo.

Confira abaixo lista com os nomes dos acadêmicos que integram o projeto:

David Balbino Pascoal

Isabela Macêdo de Araújo

Maria Sofia Acioli Barros

Ana Carla de Albuquerque Pinto

Taynara Nunes Queiroz

Maria Beatriz Valença Costa Buarque

Laís Ferro Barros Pinto

Sofia dos Anjos Cruz

Kartland Vieira de Luna Paiva

Caroline Magalhães Tenório Rocha Sobrinho

Maria Eduarda Ramos Silvestre

José Victor de Oliveira Macedo

Jéssica Barbosa Maia da Silva

Izabel Rocha de Melo

Lorena Morgana Santos Silva

Itana Bahia dos Santos

Yasmin Fernandes Jucá

Isabela Macêdo de Araújo

André Ricardo de Alencar Roza e Véras


Encontrou algum erro? Entre em contato