Alagoas, 07 de agosto de 2020 23º min 26º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
fase laranja

Comércio no Centro volta a funcionar em horário reduzido

Calçadão e a ciclovia da orla estão liberados para prática individual de atividade física

Redação com assessoria

03/07/2020 08h08

Reabertura acontece com novos protocolos
Ascom SemscsReabertura acontece com novos protocolos

Maceió iniciou hoje, 3, a fase laranja da reabertura de áreas públicas e retomada econômica de alguns segmentos. Para fiscalização do cumprimento nas normas sanitárias, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) preparou um plano de fiscalização em decorrência da flexibilização do setor lojista no Centro.

Com a flexibilização da orla, parte das grades será transferida para o Centro, onde serão instaladas barreiras sanitárias móveis. Elas ficarão nos pontos de acesso ao Centro Comercial para disciplinamento e orientação das pessoas que vão ao Comércio para trabalhar ou fazer compras.

Nesta fase, a atuação, segundo a Prefeitura de Maceió, segue de forma educativa e o objetivo é conscientizar a população e os lojistas quanto às medidas da fase laranja de retomada da economia. Posteriormente, se houver insistência, serão adotados os procedimentos cabíveis, de acordo com cada caso.

O comércio vai funcionar em horário reduzido: das 10h às 17h, de segunda à sexta-feira e das 9h às 13h, no sábado. Está permitido o funcionamento de lojas com até 400 m2. Permanecem fechados os bares, restaurantes, shoppings, cinemas e teatros, e os eventos continuam suspensos.

“O objetivo é que essa abertura gradativa do comércio seja realizada da forma mais segura possível. Por isso, as equipes vão fiscalizar e monitorar o cumprimento das medidas obrigatórias para evitar o contágio pela Covid-19. Neste momento, todos precisam colaborar, o lojista deve cumprir os novos protocolos de higienização e a população também deve fazer sua parte”, reforça o secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Enio Bolivar.

Além da Semscs – com a Diretoria de Convívio Social, Fiscalização de Posturas e Guarda Municipal -, participam da ação, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur), Polícia Militar de Alagoas (PMAL), Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas e Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio).

Orla


Estão abertos o calçadão e a ciclovia para prática individual de atividade física. Será permitido: o acesso à praia e banho de mar, corrida, caminhada e ciclismo, respeitando a distância no mesmo fluxo e no fluxo contrário. É obrigatório o uso correto de máscaras, inclusive antes e depois do banho de mar.

Será proibido o uso de equipamentos e mobiliários de uso coletivo, uso de mesas, cadeiras, bancos, caixas térmicas e guarda-sóis, consumo de bebidas alcoólicas, e comércio de qualquer ordem, aglomerações na orla, calçadão ou faixa de areia. Permanecem suspensos o comércio ambulante e dos demais prestadores de serviços e permissionários da orla, com exceção das atividades contempladas no decreto estadual (bancas de revistas, balanças de peixe, mercado do peixe Jaraguá). Estacionamentos públicos terão vagas intercaladas.

Da mesma forma, nesta fase, o trabalho segue de forma educativa, com o objetivo de conscientizar a população e os banhistas quanto às medidas da fase laranja de retomada da economia.

“Nossas equipes vão estar no centro e em outros locais da cidade, trabalhando para a reabertura e a convivência com a situação atual, sob a vigência de novos protocolos. Precisamos nos adaptar às novas realidades impostas pela pandemia e lembramos aos comerciantes e à população que cumpram devidamente os decretos e as medidas de higienização e de ações para evitar aglomerações”, conclui Bolivar.

Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade