COVID-19

Reabertura da atividade econômica começa dia 22 em Alagoas

Governo do Estado prorroga decreto isolamento e prepara protocolo de segurança
Por Sofia Sepreny 10/06/2020 - 11:43
Atualização: 10/06/2020 - 19:39

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Comércio no Centro de Maceió
Comércio no Centro de Maceió

O governador Renan Filho, anunciou através de uma live na manhã desta quarta-feira, 10, a prorrogação do decreto com as medidas de enfrentamento à Covid-19, doença provocada pelo Coronavírus, em Alagoas. 

Segundo o governador, as medidas de distanciamento se mantêm até o dia 22 de junho. "Esse tempo deve ser crucial para firmarmos um diálogo de como funcionarão as coisas especificamente. A partir do dia 22 nós vamos iniciar gradativamente a abertura do setor produtivo em Alagoas", disse. 

Filho informou ainda que até o dia 15 serão apresentados o protocolo sanitário e o plano de distanciamento social controlado no estado, que foi discutido com o setor produtivo e também com a Prefeitura de Maceió.

"Nós já estamos percebendo há alguns dias a diminuição da demanda de leitos de UTI e a diminuição do número de mortes na capital. A gente percebe que a capital já está em fase descendente. No interior ainda existe muita demanda, mas podemos dizer que o estado está estabilizado e em queda". 

O novo decreto deve sair hoje.

Aulas suspensas

As aulas da rede pública continuam suspensas até o dia 30 de junho. O governador anunciou que a medida é necessária e que o serviço público presencial também segue suspenso até o fim do mês. 

"Esperamos ao longo dos próximos 12 dias que as condições sanitárias permitam ver com mais clareza a percepção de queda, a confirmação dessa sensação de redução da demanda da rede hospitalar e também do número de mortes da capital e da região metropolitana. Mesmo com essa sensação precisamos de alguns dias para organizar o novo protocolo sanitário e finalizar o plano do distanciamento social controlado".

A retomada da economia deve acontecer em cinco fases:  "Vermelha, até o dia 22. Fase amarela, início desse processo de reabertura gradual e depois, entre 10 e 15 dias, lançaremos a fase laranja, azul e a verde. Mas o cidadão vai ter que mesmo assim continuar com as medidas de prevenção para que estabeleçamos um convívio com o Coronavírus até que haja vacinas ou medicamentos efetivos".

O prefeito Rui Palmeira também esteve na coletiva: "Tudo que a gente não quer é voltar atrás e ter que retomar o isolamento, por isso, tudo está sendo feito com parcimônia. Estamos fazendo tudo de forma segura e estudada para não termos que retroceder".

Quanto ao transporte coletivo, o prefeito de Maceió afirmou que com o retorno das atividades, a partir do dia 22, as empresas aumentarão a frota para que se possa diminuir a quantidade de pessoas aguardando nos terminais e nos pontos de ônibus.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato