PANDEMIA

Plataforma oferece ao gestor público dados e informações sobre o avanço do Coronavírus

Disponível online e gratuitamente, o Farol Covid cruza informações de diferentes bancos de dados
Por Assessoria 05/06/2020 - 11:16
Atualização: 05/06/2020 - 11:47

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Farol Covid é plataforma que pretende colaborar com as informações
Farol Covid é plataforma que pretende colaborar com as informações

Uma nova ferramenta, totalmente gratuita e digital, está sendo lançada para apoiar o poder público na gestão da crise do novo coronavírus, com dados e informações atualizadas diariamente. Trata-se do Farol Covid, desenvolvido pela Impulso, em parceria com o Instituto Arapyaú e a InLoco. A ferramenta está disponível na plataforma Coronacidades.org e permite a adaptação de políticas, considerando a situação de cada município.

Os indicadores são:


- Ritmo de contágio;
- Taxa de subnotificação de pessoas contaminadas com o novo coronavírus;
- Capacidade hospitalar;
- Taxa de isolamento social.

O Farol Covid ainda classifica cada estado e município em níveis de risco de colapso do sistema de saúde, a partir de uma avaliação dos primeiros três indicadores. Essa classificação é atualizada diariamente.

Os dados são disponíveis para qualquer pessoa interessada e a plataforma é de fácil acesso. É possível pesquisar uma cidade brasileira, por exemplo, e obter em quantos dias ela terá sua capacidade máxima de leitos e ventiladores atingida, com ou sem o isolamento social.

Após ser alertado sobre o risco de colapso no município, a plataforma direciona o usuário para outra ferramenta, o SimulaCovid. Neste ambiente, o usuário pode estimar o impacto de três diferentes ritmos de contágios:

- Estável, onde o ritmo de contágio permanece constante;
- Pessimista, onde o número de contágio dobra;
- Otimista, onde ele cai pela metade.

“O principal diferencial do Farol Covid é congregar, em uma única ferramenta, vários indicadores-chave e informações para que os municípios possam ter agilidade e segurança nas suas decisões”, explica Marcelo Cabral, Gerente do Programa Cidades e Territórios, do Instituto Arapyaú.

Como saber se estou no controle da Covid-19 em meu município?

Neste momento da pandemia no país, vários estados e municípios brasileiros passam para uma nova fase da resposta à crise, quando será necessário avaliar qual a abordagem mais adequada de acordo com informações sobre a dinâmica de transmissão da doença e sua capacidade de resposta.

“Muito se fala sobre o aumento exponencial no número de casos em todo o país, mas ainda há pouca discussão sobre a diversidade de realidades dos municípios brasileiros e os momentos diferentes que cada cidade vivencia em relação à curva de contágio da doença”, analisa João Abreu, cofundador da Impulso.

Criada por cientistas de dados, especialistas em gestão pública e pesquisadores de saúde, o Farol Covid estabelece um sistema de classificação de níveis de risco para mostrar o risco de colapso – baixo, médio ou alto – do sistema de saúde dos municípios. Essa classificação em níveis de risco é dinâmica, indicando que muda conforme os indicadores das cidades são atualizados, diariamente.

Desta forma, o gestor deve acompanhar a evolução do cenário frequentemente, avaliando os impactos de suas políticas de resposta ao novo coronavírus, calibrando suas decisões e comunicando de forma mais eficiente e fundamentada as medidas de restrição ou reabertura. O público, em geral, também pode utilizar esses números para engajar o poder público em um debate informado sobre quais são as melhores políticas para sua cidade ou estado.

“Estados e municípios estão em momentos diferentes da curva de contágio. Algumas cidades convivem com um número alto de casos diagnosticados enquanto outras ainda não registram internações ou óbitos por Covid-19”, explica Isabel Opice, Diretora-Executiva da Impulso.

“Entender em que momento está é importante para o gestor ajustar suas políticas e comunicar sua população sobre as perspectivas e possibilidades de ação. Algumas decisões podem ser customizadas de acordo com a realidade daquele município. Se o nível de risco está baixo, o gestor pode começar a reavaliar algumas medidas de restrição, por exemplo. Mas se há tendência de crescimento do ritmo de contágio, o indicado é adotar políticas para reduzi-lo”, explica Ana Paula Pellegrino, Coordenadora de Tecnologia e Dados da Impulso, responsável pelo desenvolvimento ferramenta.

Farol Covid também direciona o gestor para outras ferramentas capazes de apoiá-lo na definição de políticas públicas de resposta ao novo coronavírus, dentro da plataforma coronacidades.org, como o SimulaCovid, que informa em quantos dias a demanda por leitos e ventiladores por parte de pessoas com Covid-19 atingirá a capacidade instalada, levando em conta o ritmo de contágio da cidade. 


Como simular o efeito de medidas de contenção

1. Acesse Farolcovid.coronacidades.org;
2. O gestor sinaliza o seu estado ou município;
3. A escala de níveis de risco do Farol Covid alerta sobre o risco de colapso (baixo, médio ou alto) do sistema de saúde que atende aquele município, a partir dos indicadores:
- Ritmo de contágio
- Taxa de subnotificação
- Capacidade hospitalar
4. Considerando-se o nível de alerta, o Farol Covid oferece ao gestor mais ferramentas para apoiá-lo na definição de políticas públicas de resposta ao novo Coronavírus, como o SimulaCovid
5. SimulaCovid é simulador que informa, de forma customizada, em quanto tempo a capacidade instalada de leitos e ventiladores será completamente preenchida por pacientes com Covid-19, considerando o ritmo de contágio de cada município.

Os indicadores do Farol Covid:


Ritmo de contágio
: indica para quantas pessoas um doente transmitirá a doença. Ele é calculado por meio de uma atualização do estimador do número efetivo de reprodução da Covid-19 a partir do número de novos casos registrados por dia. O Ritmo de contágio indica qual é o cenário futuro esperado para a doença.

Taxa de subnotificação
: estima a quantidade de pessoas doentes que não são diagnosticadas. Ela é calculada considerando uma taxa de mortalidade padrão de 2% e considera quantos casos teriam que estar ativos para produzir o número de mortos registrados naquele estado ou município. É um indicador da necessidade de realizar mais testes na população.

Capacidade hospitalar
: reporta a estimativa do número de dias até que todos os leitos da rede de saúde disponíveis para Covid-19 estarão ocupados. Ela é feita utilizando o modelo do SimulaCovid calibrado com o ritmo de contágio atual. É um indicador do tempo que o gestor pode ter para reagir, caso venha a registrar um aumento inesperado no número de casos.

Isolamento social

Ainda não há estudos científicos que indiquem a relação exata entre a taxa de isolamento social e o seu impacto no ritmo de contágio para municípios brasileiros. Portanto, essa versão da plataforma Farol Covid informa ao gestor público qual é o nível de isolamento social, mas não o inclui no cálculo para classificação de níveis de risco.

Mais informações sobre o Coronacidades

A plataforma coronacidades.org oferece apoio gratuito aos municípios de todo o Brasil que desejam estruturar políticas de combate à Covid-19. É resultado da união de esforços das equipes da Impulso, IEPS e Instituto Arapyaú. Para mais informações, acesse https://coronacidades.org.

Serviço:
Farolcovid.coronacidades.org

Organizações

Sobre a Impulso
- Organização sem fins lucrativos que apoia governos na construção de capacidade analítica, aprimorando o processo de coleta e análise de dados para auxiliar gestores públicos na tomada de decisão. Foi fundada em junho de 2019 por João Moraes Abreu e Isabel Opice, imediatamente após ambos terminarem seus mestrados em Administração Pública na Universidade de Harvard e retornarem ao Brasil.

Sobre o Instituto Arapyaú
- Foi criado em 2008, é uma instituição privada, sem fins lucrativos, e dedicada a fortalecer redes, organizações e projetos que atuam na linha de frente da promoção da sustentabilidade. Oferece apoio estratégico, financeiro e de articulação a iniciativas alinhadas aos seus princípios e programas prioritários, que são: Cidades e Territórios, Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia e Mudanças Climáticas.


Encontrou algum erro? Entre em contato