Alagoas, 06 de julho de 2020 23º min 27º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
PANDEMIA

Comércio do Centro deverá ser o primeiro a reabrir as portas em Maceió

Instituições de ensino serão as últimas a funcionar

José Fernando Martins

03/06/2020 14h02 - Atualizado em 03/06/2020 15h03

Fases de retomada
DivulgaçãoFases de retomada

Lojas e estabelecimentos de rua com até 400m², que pratiquem o comércio ou serviços de natureza privada, bem como centros de comercialização de artesanato e manualidades, exceto shoppings centers, galerias e centros comerciais, deverão funcionar em horário especial, de 9h30 às 17h ou de 9h30 às 20h.

A proposta integra o protocolo de retomada da economia apresentada, na terça-feira, 2, em reunião organizada pelo governo estadual com setores econômicos de Alagoas. O plano de reabertura do comércio será dividido em cinco fases: vermelha (fase atual), laranja, amarela, verde e branca.

As instruções citadas acima fazem parte da fase laranja. Nessa fase, salões de beleza e barbearias deverão ter o quadro de funcionários reduzido em 50%. O mesmo vale para templos, igrejas e demais instituições religiosas com 30% de sua capacidade.

O plano foi apresentado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur) junto ao Gabinete Civil. Porém, segundo a assessoria de comunicação da Sedetur, não se trata de uma proposta definitiva. Os setores econômicos deverão analisar a proposta e dar um veredito até o fim desta semana. 

O protocolo sanitário também cita normas de como renovar o ar do ambiente, como o estabelecimento deve realizar barreiras de contato, além de instruções para estacionamentos. Entre as proibições está o uso de bebedouros coletivos. Máscaras serão acessórios obrigatórios em todas as fases. 

Na fase amarela, shoppings centers, galerias e centros comerciais voltarão a funcionar. Bares e restaurantes - exceto aqueles localizados na orla de praias, lagoas e rios, devem abrir com 60% (sessenta por cento) de sua capacidade.

A fase verde é uma das mais esperadas pela população. Cinemas, teatro e museu voltarão à ativa com capacidade reduzida em 40% (quarenta por cento). Academias, clubes, centros de ginástica poderão abrir as portas com capacidade reduzida em 50%. 

Bares, restaurante, barracas de praia e atividades congêneres vão voltar com 80% da capacidade, obedecendo às regras do protocolo sanitário. A fase verde também permite a abertura de atividades e comércio na orla de praias lagoas, rios e piscinas públicas, receptivos e transportadoras turísticas com 70% da capacidade.

"Templos, igrejas e demais instituições religiosas com 80% (oitenta por cento) de sua capacidade, obedecendo às regras do protocolo sanitário. Transporte Intermunicipal com 80% (oitenta por cento) de sua capacidade, obedecendo às regras do protocolo sanitário", explicou o documento.

Por fim, a fase branca permitirá o funcionamento total de shoppings centers, galerias, centros comerciais, cinemas, teatro e museu, instituições de ensino em geral, academias, clubes, centros de ginástica e estabelecimentos, bares, restaurante, barracas de praia e atividades congêneres, receptivos e transportadoras turísticas, templos, igrejas e transporte Intermunicipal. O uso de máscara ainda será obrigatório.

Ainda não há datas para a implantação de cada fase. Confira o documento na íntegra na galeria de arquivos logo abaixo.

Arquivos
protocol-retomada_ALAGOAS_FINAL (1).pdf


Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade